Dados do Trabalho


Título

ESTRUTURAÇAO DO PLANO DE EDUCAÇAO PERMANENTE EM SAUDE – IMUNIZAÇAO COMO TEMATICA PRIORITARIA

Introdução

A educação permanente em saúde tornou-se, a estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para a saúde. Nesse contexto, é necessário, diante do cenário atual da imunização em nosso país, a estimulação da discussão e atualização da temática de Imunização e sua importância nas ações de Educação Permanente em Saúde na rotina dos serviços públicos, como prioridade os da atenção primária. Dessa forma fora executada a estruturação do Plano de Educação Permanente em um município do interior de Alagoas, com elaboração de forma participativa, elencando os temas prioritários a serem trabalhados ao longo do ano, entre elas a Imunização como uma das prioridades da qualidade da saúde de sua população.

Material e Método

FoI utilizado um questionário semi-estruturado, com o uso de ferramenta computacional de uso gratuito e de fácil reprodutibilidade, que possibilita a aplicação de questionários on-line, que podem ser acessados em computadores, tablets e até mesmo pelos smartphones. O questionário fora disponibilizado para todos os profissionais de saúde do município, nas diferentes categorias e níveis de atenção ofertados no município (níveis primário e secundário). Após a aplicação do questionário e obtenção dos dados, foI feito a análise e finalização das principais temáticas referenciadas pelos participantes da pesquisa, e por fim a construção efetiva do Plano de Educação Permanente.

Resultados

Participaram da pesquisa 80 profissionais, sendo 67,5% profissionais do PSF – Programa Saúde da Família. Destes 38,4% foram profissionais da equipe de enfermagem. Em relação ao nível de formação profissional, 46,9 possuíam graduação ou pós-graduação. Em relação ao tempo de atuação profissional, 43% apresentam mais de 10 anos de experiência. Das temáticas propostas, a IMUNIZAÇÃO ficou elencada entre as dez mais sugeridas entre os profissionais.

Discussão e Conclusões

A inclusão da temática de Imunização como sendo uma das prioridades a serem seguidas no Plano de Educação Permanente foi de extrema relevância, uma vez que o processo foi integrativo e participativo, bem como a forma dinâmica e com utilização de ferramentas computacionais modernas e de fácil utilização ajudaram a qualificar ainda mais a execução do Plano de Educação Permanente em Saúde. Reafirmamos ser esta proposta de fácil replicabilidade e de grande relevância para execução nos diferentes cenários da saúde pública em nosso país.

Palavras Chave

EDUCAÇÃO PERMANENTE, IMUNIZAÇÃO , EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Área

Imunizações

Instituições

SMS ARAPIRACA - Alagoas - Brasil

Autores

ARUSKA KELLY GONDIM MAGALHAES, VANIA ROGERIA SIMOES PIRES, WILLIANA MARIA SILVA DOS SANTOS FARIAS