Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇAO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PROFILAXIA DA RAIVA HUMANA COM VACINA DE CULTIVO CELULAR

Introdução

A imunização sempre é assumida como medida imunoprevenção contra doenças transmissíveis. Observa-se que a raiva é uma enfermidade fatal quando não realizada a profilaxia adequada. A instrução de um tratamento correto, a observação do estado do animal e a rapidez no repasse de informações dão qualidade à vigilância epidemiológica em caso de agressão animal. Ressalta-se com isso, o uso de Tecnologias Educacionais (TE) no processo de sensibilizar os usuários a respeito de uma temática de forma que possa ser aplicado o conceito freiano de um indivíduo tenha os seus conhecimentos incorporados, tornando-o sujeito ativo pensante e crítico, com direito de se expressar, analisar e debater. A partir disso, o objetivo desse trabalho é construir uma tecnologia educacional para os usuários da sala de vacina sobre a profilaxia da Vacina Antirrábica Humana (VARH).

Material e Método

Estudo qualitativo do tipo convergente assistencial. A TE foi construída para uma sala de vacina localizada em um Centro de Saúde e Escola, em Belém-PA, por profissionais e acadêmicos de enfermagem em prática extracurriculares no setor. A TE foi construída em junho de 2019, por meio de busca de estudos completos e gratuitos a respeito da temática, dos anos de janeiro de 2014 a maio de 2019, nas bases de dados SCIELO e BDENF, com os descritores via Descritores em Ciências da Saúde: “Raiva AND Imunização AND Enfermagem”, além dos manuais preconizados pelo Programa Nacional de Imunização e normas técnicas do Ministério da Saúde, organizados por meio do software Excel 2007. Como a criação dessa TE baseou-se na literatura, não houve necessidade de aprovação do Comitê de Ética.

Resultados

Foram aproveitados 6 artigos para a elaboração da TES, em forma de cartilha, que pudesse conter as principais informações a respeito da profilaxia pré e pós da VARH, sendo: bases gerais do tratamento, cuidados com os ferimentos, esquema vacinal em caso de reexposição ao vírus da raiva, o que fazer em caso de falta ao esquema e o esquema vacinal atualizado de pré e pós exposição ao vírus.

Discussão e Conclusões

Destaca-se a utilização de TE como forma de baixo custo para garantir a informação ao usuário sobre um determinado tema. É válido ressaltar que as TEs na assistência se tornam eficaz se todos os profissionais adotarem as diretrizes baseadas em evidências para garantir a qualidade da assistência em saúde. Com isso, espera-se que este estudo possa contribuir para a maximização de realização de profilaxias completas e, por conseguinte, a erradicação da raiva humana.

Palavras Chave

Raiva; Profilaxia Antirrábica; Imunização; Enfermagem.

Área

Controle de Infecção e Vigilância Epidemiológica

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

CAMILLA CRISTINA LISBOA DO NASCIMENTO, BRUNO VINICIUS DA COSTA SILVA, JOSIANE DAS GRAÇAS CARVALHO OLIVEIRA, ADRIELY ALCIANY MIRANDA DOS SANTOS, JOELMA DO SOCORRO DE SOUZA TOTA, GABRIEL HENRIQUE VASCONCELOS DA SILVA, REGIANE CAMARÃO FARIAS, VICTOR HUGO SILVA PINHEIRO