Dados do Trabalho


Título

SISTEMATIZAÇAO DO CONTROLE DO CD4 PARA PESSOAS VIVENDO COM HIV – UMA ESTRAEGIA DE CONTROLE DA IMUNIZAÇAO

Introdução

As pessoas que vivem com HIV podem receber todas as vacinas do calendário nacional, desde que não apresentem imunodeficiência grave, com exceção para em crianças e adolescentes que não devem receber as vacinas Tetra Viral e VOP (Vacina Oral da Poliomielite), independente do estado imunológico.Para a infecção pelo HIV em pessoas acima de 6 anos, é considerada imunossupressão grave a contagem de LT-CD4+ < 200 células/mm³. Em crianças menores de 6 anos a imunossupressão grave é considerada levando-se em conta a faixa etária e valor em porcentagem de CD4: até um ano de idade - LT-CD4+ < 750 células/mm³ ou < 15%; de 1 a 6 anos: LT-CD4+ < 500 células/mm³ ou < 15%. Essa condição aumenta o risco de adoecimento relacionado à administração de vacinas de agentes vivos e reduz a possibilidade de resposta imunológica consistente. Diante desse quadro, observou-se a necessidade de sistematização do controle do CD4 como estratégia de monitoramento e avaliação da situação e esquema vacinal das pessoas vivendo com HIV (PVHIV), atendidas no Serviço de Assistência Especializada (SAE) em Arapiaraca-AL.

Material e Método

Para sistematizar o monitoramento do CD4 destes pacientes, foram utilizadas as tecnologias de informatização de disponibilidade livre. Essa estratégia teve início em março de 2018, sendo executado sistematicamente. Com esse sistema informatizado é possível ter a disponibilidade da relação de todos os usuários acompanhados no serviço, com o detalhamento descritivo e detalhado de seus exames. Semanalmente o sistema é alimentado com as informações atualizadas através do SISCEL. Com essa monitorização é possível avaliar de forma rápida,prática e eficiente a possibilidade do paciente ser imunizado de forma eficiente e diminuindo o risco de adoecimento relacionada à administração de vacinas de agentes vivos, aumentando assim a responta imunológica.

Resultados

Através da estratégia de sistematização do monitoramento dos resultados do exame de CD4 foi possibilitado a eficiência de avaliação de todos os pacientes cadastrados no serviço para a realização de seu esquema vacinal, estando atualmente sendo monitorados 334 pessoas vivendo com HIV (100%) acompanhados neste serviço.

Discussão e Conclusões

Considera-se então que o monitoramento e sistematização é de fácil execução, grande relevância e importância e de fácil replicabilidade, podendo ser executado em outros Serviços de Assistência Especializado.

Palavras Chave

IMUNIZAÇÃO;CD4;HIV

Área

Imunizações

Instituições

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - Alagoas - Brasil

Autores

ARUSKA KELLY GONDIM MAGALHAES , VANIA ROGERIA SIMOES PIRES, WILLIANA MARIA SILVA DOS SANTOS FARIAS