Dados do Trabalho


Título

HEPATITE A: ANALISE DA COBERTURA VACINAL NO ESTADO DO CEARA NOS ÚLTIMOS 05 ANOS

Introdução

A imunização é uma das intervenções de saúde pública mais segura, econômica e efetiva para prevenir mortes e melhorar a qualidade de vida das populações. No Brasil, o Programa Nacional de Imunização (PNI) oferta vacinas de forma gratuita e estabelece metas para a cobertura vacinal. Entre estas se encontra a vacina contra a hepatite A (HA), uma doença com transmissão fecal-oral, com alta prevalência em áreas de precárias condições sanitárias. Em nosso país, a maioria dos casos de HA concentram-se nas regiões Norte e Nordeste. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo analisar a cobertura vacinal contra hepatite A nos últimos 05 anos no Estado do Ceará.

Material e Método

Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, com dados secundários referentes à cobertura vacinal contra hepatite A, no período de 2014 a 2018, com foco nas 05 Macrorregiões de Saúde (MRS) do Ceará. Os dados foram obtidos por meio dos registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e analisados no programa Excel da Microsoft. Por envolver apenas o uso de dados secundários, o estudo atendeu às considerações éticas previstas na Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466/2012, sendo dispensada a aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados

Em 2014, nenhuma MRS conseguiu atingir a meta de 95% de cobertura vacina contra HÁ. De todos os anos analisados, 2014 foi o que apresentou as piores taxas de cobertura, onde o Estado apresentou uma média de 57,84%. Em contrapartida, no ano de 2015, todas as MRS atingiram a meta, sendo que 80% tiveram uma cobertura superior a 100% e a média do Estado ficou em 102,26%. No ano de 2016, apenas 20% das MRS conseguiram alcançar a meta. Já em 2017, 80% das MRS alcançaram a meta estipulada pelo PNI. Em 2018 houve novamente uma diminuição da cobertura, onde apenas 60% das MRS atingiram a taxa de 95%.

Discussão e Conclusões

observou-se que a cobertura vacinal contra HA nas MRS do Ceará vem apresentando altos e baixos nos últimos 05 anos. Isso demonstra certa fragilidade por parte das MRS em atingir e manter suas coberturas vacinais acima da meta preconizada, desencadeando certa preocupação, visto que, a vacinação é a medida mais efetiva para a diminuição da taxa de HA. Esse desequilíbrio pode resultar no surgimento de novos casos e surtos e elevar a incidência de HA, que vem demostrando uma queda significativa nos últimos anos. Portanto, reforça-se à necessidade de criar ações voltadas para manutenção dos níveis adequados de cobertura vacinal contra HA.

Palavras Chave

Cobertura Vacinal; Hepatite A; Vacinas contra Hepatite A.

Área

Infecções Preveníveis por Imunizações

Instituições

UFC - Ceará - Brasil

Autores

LARICE COSTA LOURENÇO, MICHELE MONTIER FREIRE DO AMARANTE, LUCIANA MENEZES AGOSTINHO, LUANA MENEZES AGOSTINHO , ROBERTO DA JUSTA PIRES NETO, MARCELLE NORONHA NIGRI