Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA COBERTURA VACINAL CONTRA HEPATITE B EM CRIANÇAS DE ATE 30 DIAS DE VIDA NO ESTADO DO CEARA

Introdução

A vacinação é uma das medidas mais eficazes e que contribui com o maior alcance de eliminação e redução da incidência de doenças infectocontagiosas. Entre estas se encontra a hepatite B (HB), uma infecção viral que atinge um terço da população mundial e que gera impactos significativos para os sistemas de saúde. A vacinação tem sido a forma mais eficaz de enfrentar a HB. Então em 2009, a Organização Mundial de Saúde defendeu a administração de uma dose de vacina contra HB para todos os recém-nascidos até 24 horas após o nascimento, a fim de evitar a infecção no período perinatal. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo analisar a cobertura vacinal contra hepatite B em crianças de até 30 dias de vida no Estado do Ceará.

Material e Método

Trata-se de estudo descritivo, retrospectivo, com dados secundários referentes à cobertura vacinal contra hepatite B em crianças de até 30 dias de vida. Os dados foram coletados durante o mês de julho de 2019, sendo referentes ao período de 2014 a 2018. A população foi composta pelas crianças com até 30 dias de vida, residentes nos 184 municípios do Estado do Ceará. Os dados foram obtidos por meio dos registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Os mesmos foram tabulados no programa Office Excel da Microsoft e posteriormente analisados.

Resultados

No ano de 2014 (59,09%) das RS apresentaram uma cobertura vacinal <95%. Em 2015 50% das RS apresentam uma taxa de cobertura satisfatória. No ano de 2016 (72,72%) das RS apresentaram uma taxa de cobertura vacinal < 95%. Já em 2017 a taxa de cobertura > 95% apresentou um índice de 59,09% e o ano de 2018 apresentou o mesmo índice de 2017.

Discussão e Conclusões

A análise relacionada à cobertura vacinal de hepatite B nas 22 Regiões de Saúde do Ceará revelou importantes resultados referente à vacinação de crianças com até 30 dias de vida. Constatou-se que os índices dos últimos 05 anos, na maioria das RS, ainda está longe de alcançar o que é proposto pelo PNI. Podemos observar que em várias RS a vacina contra o HBV foi administrada fora do período estabelecido, uma vez que todo RN deve receber a primeira dose preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Algumas explicações podem justificar este fato, como a administração dessa vacina em maternidades e clínicas privadas e falhas de registro por parte dos profissionais. Frente à elevada prevalência da infecção pelo vírus da hepatite B e a maior vulnerabilidade desta em RN, ressalta-se a importância da vacinação.

Palavras Chave

COBERTURA VACINAL; HEPATITE B; VACINAS CONTRA HEPATITE B

Área

Infecções Preveníveis por Imunizações

Instituições

UFC - Ceará - Brasil

Autores

LARICE COSTA LOURENÇO, LUCIANA MENEZES AGOSTINHO, LUANA MENEZES AGOSTINHO, MICHELE MONTIER FREIRE DO AMARANTE, ROBERTO DA JUSTA PIRES NETO, MARCELLE NORONHA NIGRI