Dados do Trabalho


Título

PANORAMA SOBRE MENINGITE NO CEARA: CASOS X IMUNIZAÇÃO

Introdução

As meningites caracterizam-se por um processo inflamatório do espaço subaracnóideo e das membranas aracnóide e pia-máter, podendo ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos e agentes não infecciosos, como traumatismo. O Programa Nacional de Imunizações disponibiliza as seguintes vacinas contra os tipos de meningite: Meningocócica C conjugada, BCG, Pneumocócica 10 valente e Pentavalente. O intuito desse trabalho é avaliar a epidemiologia da meningite no Estado do Ceará, comparando a cobertura vacinal com a incidência atual da doença.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, com dados secundários, onde descreve-se a comparação da cobertura das vacinas contra os vários tipos de meningite com a ocorrência da doença no Estado do Ceará, nos anos de 2017 a 2019. Os dados foram obtidos através dos boletins informativos liberados pela Secretaria de Saúde do Estado, de livre acesso na plataforma online. Os dados foram tabulados no programa Office Excel da Microsoft e posteriormente analisados.

Resultados

Em 2017, foram confirmados 382 casos de meningites, havendo predomínio das meningites ''não especificadas'' (41,9%), seguida pela viral (27%) e bacteriana (23%). A taxa de letalidade para todas as meningites foi de 10,2%, contudo, se fracionado por agente etiológico, observamos que a letalidade da meningite bacteriana causada pelo Haemophilus influenzae foi de 100%, seguida da Streptococcus pneumoniae (38,5%) e outras bactérias (33,3%) que predominaram durante o ano de 2017. Em 2018, confirmaram-se 98 casos de meningites, sendo 50% meningites ''não especificadas'', 23,5% virais e 19,4% bacterianas. A taxa de letalidade para todas as meningites é de 6,1% e por agente etiológico destaca-se a meningite bacteriana causada pelo agente Streptococcus pneumoniae (33,3%). Avaliando a cobertura vacinal, do Estado do Ceará, embora tenha alcançado a meta em todas as vacinas que previnem a meningite, não ocorreu de maneira homogênea, no mínimo 70%, entre os 184 municípios.

Discussão e Conclusões

Com os dados encontrados, identificamos a necessidade da intensificação da vacinação com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de um ano de idade e resgatar a população não vacinada, para reduzir a incidência e a letalidade da meningite no Estado.

Palavras Chave

IMUNIZAÇÃO; COBERTURA VACINAL; VACINA

Área

Infecções Preveníveis por Imunizações

Instituições

UFC - Ceará - Brasil

Autores

LARICE COSTA LOURENÇO, MICHELE MONTIER FREIRE DO AMARANTE, ROBERTO DA JUSTA PIRES NETO , TAÍS CASTELO DE OLIVEIRA , LUCIANA MENEZES AGOSTINHO