Dados do Trabalho


Título

SITUAÇÃO VACINAL DA INFLUENZA NO BRASIL

Introdução

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Os vírus da influenza circulam anualmente causando doenças em humanos. O Vírus influenza sazonal pode causar infecção branda a grave, inclusive óbito. Algumas pessoas, como idosos, crianças com menos de 5 anos, gestantes e pessoas com alguma comorbidade ou imunocomprometidas possuem um alto risco de desenvolver complicações graves devido à influenza, sendo a vacinação a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. O objetivo deste trabalho é avaliar a cobertura vacinal para influenza no Brasil nos anos de 2016 e 2017.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, com dados secundários, referentes a cobertura vacinal de influenza, no Brasil, nos anos de 2016 e 2017. Os dados foram obtidos através dos boletins informativos liberados pelo Programa de Nacional e imunizações, de livre acesso na plataforma online do Ministério da Saúde. Os mesmos foram tabulados no programa Office Excel da Microsoft e posteriormente analisados.

Resultados

Avaliando o Boletim Epidemiológico de 2016, percebemos que o Brasil atingiu a meta de pactuada de 90%, com uma taxa de cobertura de 95,3%, mas ela não foi homogênea entre as regiões, com valores variando entre 53% em Roraima e 100% em Rondônia, Espírito Santo e Distrito Federal. Já no ano de 2017, nenhuma unidade federativa atingiu a meta, onde o Brasil apresentou uma Cobertura de apenas 59,63%.

Discussão e Conclusões

Ao realizar uma análise comparativa da Cobertura Vacinal da Campanha de Influenza realizada no ano de 2016 com a Campanha de Influenza que ocorreu em 2017, observa-se que o ritmo da Cobertura Vacinal em 2017 foi mais lento. Essa constatação evidencia uma baixa adesão da população e um alto risco da população alvo não estar vacinada. Se formos avaliar os dados do DataSUS sobre as internações hospitalares por Influenza, percebemos que essa baixa cobertura vacinal tem refletido em um aumento importante dos casos confirmados. Sendo assim, concluímos que é importante intensificar a vacinação contra Influenza, objetivando a homogeneização da cobertura vacinal no país e não só a meta pactuada a nível nacional.

Palavras Chave

Influenza; Cobertura vacinal; Imunização

Área

Infecções Preveníveis por Imunizações

Instituições

UFC - Ceará - Brasil

Autores

LARICE COSTA LOURENÇO, MICHELE MONTIER FREIRE DO AMARANTE, ROBERTO DA JUSTA PIRES NETO