Dados do Trabalho


Título

O CONHECIMENTO DO STATUS SOROLOGICO ANTI-HBS DE PROFISSIONAIS DE SAUDE VACINADOS RESULTA EM USO RACIONAL DA IMUNOGLOBULINA ESPECIFICA PARA IMUNIZAÇAO PASSIVA EM CASOS DE ACIDENTE OCUPACIONAL

Introdução

A eficácia da vacinação com três doses da vacina contra HB é de 95%. Considera-se imune o indivíduo com dosagem de anti-HBs ≥10mUI/mL. A imunização passiva com a imunoglobulina humana específica (HBIg) está disponível, mas sua proteção é limitada, seu custo é alto e não proporciona imunidade duradoura, devendo ser utilizada racionalmente em situações de emergência para indivíduos não imunes até 7 dias após a exposição.
Após exposição de risco, os profissionais que passam por um atendimento inicial no qual é verificada a indicação de imunização passiva contra hepatite B são encaminhados aos CRIEs. Lá, após avaliação do profissional responsável, o imunobiológico é administrado. Contudo, muitos profissionais vítimas de acidentes de risco desconhecem seu status sorológico para hepatite B, o que pode resultar no uso além do necessário da HBIg nos CRIEs.

Material e Método

Descrição de série de casos de profissionais de saúde encaminhados para imunização passiva com HBIg após exposição ocupacional considerada de risco no Rio de Janeiro, em 2015 e 2016.

Resultados

Foram revisados 98 atendimentos. Em 82% o acidente teve fonte desconhecida e no restante a fonte era sabidamente HBsAg reagente. Quanto à atividade, 33% eram profissionais de saúde de nível superior, 34% profissionais de saúde de nível médio, 28% profissionais de limpeza e 5% outros profissionais. O tempo médio entre o acidente e o atendimento foi de 2 dias. A frequência de profissionais com esquena de vacinação contra hepatite B completo e resultado da quantificação do anti-HBs conhecido foi de, respectivamente: 75% e 50% dos profissionais de nível superior, 60% e 50% nos de nível médio, 22% e 4% entre os profissionais de limpeza e 40% e 40% entre os demais.
Entre os 36 indivíduos vacinados com anti-HBs desconhecido, foi possível solicitar o exame para 20 (55%). Destes, foi encontrado anti-HBs em títulos protetores em 19 (53%), resultando em economia do uso de HBIg em 19 indivíduos encaminhados.

Discussão e Conclusões

A dosagem do anti-HBs, quando possível temporalmente, pôde evitar o uso de HBIg em indivíduos com vacinação incompleta ou soroconversão não aferida, constituindo um instrumento importante para o uso racional da imunoglobulina. O grupo de profissionais de limpeza se mostrou especialmente vulnerável pela baixa frequência de vacinação completa e mínima frequência de conhecimento do correlato de proteção.

Palavras Chave

hepatite B, imunoglobulina contra hepatite B

Área

Infecções Preveníveis por Imunizações

Instituições

Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ALBERTO SANTOS DE LEMOS, ALBERTO SANTOS DE LEMOS, LEONARDO FLAVIO NUNES DOS SANTOS, LEONARDO FLAVIO NUNES DOS SANTOS