Dados do Trabalho


Título

ANALISE DAS COBERTURAS VACINAIS ADMINISTRATIVAS E DO MONITORAMENTO RAPIDO DE COBERTURAS VACINAIS (MRC) POS-CAMPANHA DE VACINAÇAO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO, CEARA, 2018

Introdução

O monitoramento rápido de coberturas vacinais (MRC) é uma estratégia de rotina utilizada em diversos países das Américas, de acordo com a recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). É um método útil para a avaliação da situação vacinal local, e seus resultados devem ser utilizados para redefinir as ações de vacinação, contribuindo para a melhoria das Coberturas Vacinais (CV) e sua homogeneidade. O objetivo deste trabalho é analisar as CV administrativas e os resultados do MRC Pós-Campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo no Estado do Ceará, durante o ano de 2018.

Material e Método

Estudo do tipo descritivo, onde foram analisados os resultados do MRC Pós-Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo realizada em 2018, e as CV administrativas para Poliomielite e Sarampo do ano de 2018. A coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2019, através do sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Resultados

Comparando os resultados obtidos no MRC com os dados de CV administrativas, verificou-se que, em relação à CV da vacina contra a Poliomielite, 25,0% (46/184) dos municípios apresentaram CV administrativas menores do que as CV no MRC. Da mesma maneira, foi identificada a diferença quando analisada a vacina contra o Sarampo, na qual 18,5% (34/184) dos municípios apresentaram CV administrativas inferiores às CV no MRC. Sabe-se que a avaliação realizada no MRC é uma amostra, com intuito de contribuir para a melhoria das CV através de seus resultados, sem a pretensão da generalização dos dados para todo o território, visto às diferenças socioeconômicas, culturais, barreiras geográficas, dentre outros fatores. No entanto, é necessário ficar vigilantes quanto às diferenças entre as CV do MRC e as CV administrativas, uma vez que, somente com dados fidedignos poderemos manter o estado de eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis, a exemplo do sarampo.

Discussão e Conclusões

Diante da necessidade de prover a sustentabilidade da eliminação do sarampo e rubéola nas Américas e o estado de erradicação da poliomielite, faz-se necessário a manutenção de elevadas e homogêneas CV. Entendemos, portanto, que precisamos estar alertas e que os dados encontrados no MRC precisam ser rigorosamente avaliados, comparados com a CV administrativa, assim como também adotar medidas e estratégias de vacinação adequadas.

Palavras Chave

Monitoramento. Cobertura Vacinal. Vacinação

Área

Imunizações

Instituições

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

ELAINE CRISTINA DA SILVA ALVES, ANA DEBORA ASSIS MOURA, ANA KARINE BORGES CARNEIRO, ANA RITA PAULO CARDOSO, IARA HOLANDA NUNES, NAYARA DE CASTRO COSTA JEREISSATI, SURAMA VALENA ELARRAT CANTO, TEREZA WILMA SILVA FIGUEIREDO