TRAUMA POR SERRA CIRCULAR EM POLEGAR
Sabe-se que a serra circular é um dos principais responsáveis por acidentes, com lesões funcionais permanentes e mesmo amputações.
Analisar as características das lesões no polegar não dominante ocorridas pela serra circular em pacientes atendidos no XXX : conhecer o perfil demográfico, identificar tipo de lesões que ocorrem com mais frequência, descrever os grupos de ocupação mais acometidos, quantificar tempo de afastamento e conhecer a amplitude de movimento após reabilitação.
Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo, com os indivíduos que sofrerem acidente com serra circular apresentando lesão traumática de polegar não dominante, atendidos período de janeiro de 2014 a janeiro de 2015.
Foram excluídos da amostra os pacientes com lesões em outros dedos, uso de outros tipos de serra e ausência de dados no prontuário para preenchimento do instrumento de coleta.
Foram analisados ao todo 30 pacientes, sendo a profissão de pedreiro a mais prevalente correspondendo com 36,9% da nossa amostra. Os pacientes com uso da serra circular fora do ambiente de trabalho são responsáveis por 56,7% das lesões. e o domicílio o local mais frequente (56,7%).
No presente estudo, a casuística demonstrou prevalência da lesão por serra ciruclar em polegar não dominate em acidentes domésticos, na profissão de pedreiro e do lado esquerdo.
Traumas de mão têm implicações diversas quando comparados a outras regiões do corpo, pois frequentemente levam ao afastamento prolongado do trabalho. Os resultados obtidos corroboram esta premissa, com a maioria dos pacientes sendo afastados do trabalho por 60 dias.
O presente trabalho chama a atenção para o tempo de afastamento do trabalho após esse tipo de lesão, um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, gerando altos custos para a sociedade. Interessante ressaltar que maior parte dos acidentes não ocorreram em trabalhos formais, sendo a sua maioria em domicílio. É necessária a realização de mais estudos para desenvolvimento de medidas de segurança realmente eficazes e conscientização.
polegar, serra circular, amputação, lesão de tendão,
CLÍNICO
Hospital Professor Osvaldo Franco - Minas Gerais - Brasil, Hospital Vera Cruz - Minas Gerais - Brasil
Tomás Santos Barros, Bruno Paio Barreiros, Paula Vilaça Cançado