Dados do Trabalho


Título / Title

AVALIAÇAO DA REPRODUTIBILIDADE INTRA E INTEROBSERVADORES DA CLASSIFICAÇAO AO PARA FRATURA DO PUNHO

Introdução / Introdution

Este estudo avaliou a confiabilidade interobservador e intraobservador da classificação AO para radiografias simples em fraturas do terço distal do punho.

Objetivo / Purpose

Este trabalho tem como objetivo avaliar a confiabilidade intra e interobservador, da classificação AO, utilizando-se apenas de radiografias simples, em pacientes com fratura do punho.

Material e Método / Material and Methods

Trinta observadores, dividos em 3 grupos (Residentes de Ortopedia e Traumatologia, Ortopedistas e Cirurgiões de Mão) classificaram 52 fraturas do terço distal do antebraço utilizando radiografias simples. Após 4 semanas, os mesmos observadores avaliaram as mesmas 52 fraturas em ordem aleatória. O índice Kappa foi utilizado para estabelecer o nível de concordância entre os observadores individualmente e entre os grupos de residentes, ortopedistas e cirurgiões da mão, bem como para avaliar a concordância intraobservador. A interpretação do índice de Kappa foi realizada conforme proposto por Landis e Koch.

Resultados / Results

A confiabilidade interobservador global da classificação AO foi considerada baixa (0,30). Os três grupos apresentaram índices globais de concordância considerados como baixos (residentes 0,27; ortopedistas 0,30 e cirurgiões da mão 0,33). A concordância intraobservador global obteve índice moderado (0,41) sendo maior no grupo dos cirurgiões da mão, onde foi considerada moderada (0,50). No grupo dos residentes e ortopedistas, foi considerada baixa, com valores de 0,30 e 0,33, respectivamente.

Discussão / Discussion

Neste estudo observamos que quanto maior o contato cotidiano dos observadores com fraturas do punho, maior a concordância, porém nunca ultrapassando níveis moderados. Observou-se, também que, quanto maior o nível de detalhamento da classificação, menor o nível de concordância, em todos os grupos.
Quando analisadas as concordâncias intraobservadores, observou-se grande frequência de índices moderados de concordância, o que indica que a classificação, após assimilada pelo observador, tende a ser utilizada de forma coerente.
Pode-se concluir que, apesar desta classificação ser abrangente e, quando utilizados todos os seus subtipos pode cobrir a maioria dos padrões de fratura existentes, ela apresenta baixos níveis de concordância interobservadores, não sendo assim reprodutível na prática clínica cotidiana.

Conclusão / Conclusion

A partir destes dados,concluímos que a classificação AO para fraturas do punho apresenta baixa reprodutibilidade interobservadores e moderada intraobservador.

Palavras Chave / Keywork

Ortopedia; Fratura; Punho; Classificação; Fractures; Wrist; Classification

Área

CLÍNICO

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Pedro Henrique de Magalhães Tenório, Marcelo Marques Vieira, Abner Alberti, Marcos Felipe Marcatto de Abreu, João Carlos Nakamoto, Alberto Cliquet Jr

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão