Dados do Trabalho


Título / Title

CORRELAÇAO CLINICO-RADIOGRAFICA DAS FRATURAS ARTICULARES COMPLETAS DA EXTREMIDADE DISTAL DO RADIO TRATADAS CIRURGICAMENTE

Introdução / Introdution

A fratura da extremidade distal do rádio é uma das fraturas mais comuns do corpo humano. Vários fatores descritos na literatura influenciam os resultados das fraturas tratadas cirurgicamente, entre eles a fragmentação articular, a restauração cirúrgica da anatomia do rádio, a reabilitação pós-operatória, entre outros.

Objetivo / Purpose

Este trabalho teve como objetivo analisar o resultado funcional dos pacientes operados de fraturas articulares completas da extremidade distal do rádio e correlacionar estes resultados com os parâmetros radiológicos comumente utilizados.

Material e Método / Material and Methods

Foram convidados a participar da pesquisa pacientes com idade entre 18 a 65 anos, submetidos ao tratamento cirúrgico das fraturas do rádio distal AO 23 C no período de janeiro de 2014 a julho de 2016. Os seguintes parâmetros clínicos e radiográficos foram avaliados e submetidos a análise estatística: ADM (amplitude de movimento) do punho e antebraço, força de pinças e de preensão, PRWE (Patient Rated Wrist Evaluation), classificação AO da fratura e parâmetros radiográficos pós operatórios.

Resultados / Results

Dezoito pacientes participaram do trabalho, sendo 11 do sexo masculino e 7 do sexo feminino, com média de idade de 41,44 anos. O subtipo C3 da classificação AO23 foi predominante (14 casos). Através da análise de regressão linear, os únicos parâmetros que apresentaram correlação estatisticamente significante foram a inclinação radial e o desvio ulnar.

Discussão / Discussion

O presente estudo é debatido com outros trabalhos científicos, que não conseguiram estabelecer com precisão e de forma uniforme uma correlação clínica-radiográfica das fraturas articulares completas da extremidade distal do rádio.

Conclusão / Conclusion

Correlação estatisticamente significativa entre os parâmetros radiográficos e resultados funcionais não pôde ser bem estabelecida, exceto entre inclinação radial e desvio ulnar, em que foi observado que quanto maior a perda da inclinação radial maior a perda do desvio ulnar. Contudo, novos estudos com maior amostragem e que correlacionem os parâmetros radiográficos e idade são necessários para melhor estudo do tema abordado.

Palavras Chave / Keywork

fratura do rádio; radiografia; resultado do tratamento

Área

CLÍNICO

Instituições

Hospital das Clínicas de Riberão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

THIAGO AGOSTINI PEREIRA ALBENY, AMANDA FAVARO CAGNOLATI, NILTON MAZZER, FELIPE AZEVEDO MENDES DE OLIVEIRA, HUGO CAMPIOLO BOIN, RAFAEL BARRA CAIADO FLEURY, BRUNO DOS SANTOS VASQUEZ, ANA LECIA CARNEIRO LEAO DE ARAUJO LIMA, BRENO ALVES DE SOUZA VAZ

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão