Dados do Trabalho


Título / Title

Cirurgia de Oberlin nas lesões parciais do plexo braquial: Avaliação dos resultados e comparação com a dupla transferência fascicular para flexão do cotovelo.

Introdução / Introdution

Os resultados e prognósticos das lesões altas do plexo braquial melhoraram substancialmente após o advento das neurotizações, em especial do procedimento de Oberlin

Objetivo / Purpose

Apresentar os resultados da cirurgia de transferência de fascículo do nervo ulnar para o ramo motor do bíceps (cirurgia de Oberlin) realizados na instituição no período de 2014 a 2016 e comparar com os resultados da transferência simultânea de fascículo do nervo mediano para o ramo motor do braquial e fascículo do nervo ulnar para o ramo motor do bíceps (“Oberlin duplo”) apresentados em trabalhos da literatura mundial.

Material e Método / Material and Methods

10 pacientes com lesões parciais do plexo braquial (C5-C6 e C5-C6-C7) submetidos a cirurgia de Oberlin, bem como a outras neurotizações, foram avaliados quanto ao grau de força de flexão do cotovelo utilizando a escala MRC (Medical Research Council). Os resultados obtidos foram comparados com os do “Oberlin duplo” apresentados em trabalhos da literatura mundial. A análise estatística foi realizada utilizando o teste exato de Fischer.

Resultados / Results

Observou-se 90% de bons resultados (força de flexão do cotovelo maior ou igual a M3). Desses 50% apresentavam força M4 e 40% M3. Houve 10% de M0. Comparando-se com os resultados do “Oberlin duplo”, este último obteve melhores resultados, com 100% de M4 nos estudos avaliados. Essa diferença foi estatisticamente significativa (P=0,016) no estudo de Liverneaux de 2006 e não significante (P=0,057) no de Mackinnon de 2005.

Discussão / Discussion

Apesar dos bons resultados obtidos com a cirurgia de Oberlin, a técnica de transferência dupla com intuito de reinervar tanto o bíceps, quanto o braquial, apresenta melhores resultados nos estudos avaliados quanto ao grau de força de flexão do cotovelo, sem aumentar a morbidade e, portanto, há uma tendência a ser indicada a fim de diminuir a necessidade de procedimentos complementares e melhorar a função do membro, apesar de haver divergências na literatura

Conclusão / Conclusion

Tanto o procedimento de Oberlin original quanto a modificação com dupla transferência apresentam bons resultados na recuperação da flexão do cotovelo nos trabalhos publicados, portanto, são necessários mais estudos para definir realmente o melhor procedimento a ser indicado.

Palavras Chave / Keywork

Plexo braquial/lesões, Cirurgia de Oberlin, transferências nervosas, transferência fascicular, Dupla transferência

Área

CLÍNICO

Instituições

Fundação Hospitalar São Francisco de Assis - Unidade Santa Lúcia - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANTONIO BARBOSA CHAVES, LEONARDO PEIXOTO PANCINI, ARLINDO GOMES PARDINI

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão