Cirurgia de Oberlin nas lesões parciais do plexo braquial: Avaliação dos resultados e comparação com a dupla transferência fascicular para flexão do cotovelo.
Os resultados e prognósticos das lesões altas do plexo braquial melhoraram substancialmente após o advento das neurotizações, em especial do procedimento de Oberlin
Apresentar os resultados da cirurgia de transferência de fascículo do nervo ulnar para o ramo motor do bíceps (cirurgia de Oberlin) realizados na instituição no período de 2014 a 2016 e comparar com os resultados da transferência simultânea de fascículo do nervo mediano para o ramo motor do braquial e fascículo do nervo ulnar para o ramo motor do bíceps (“Oberlin duplo”) apresentados em trabalhos da literatura mundial.
10 pacientes com lesões parciais do plexo braquial (C5-C6 e C5-C6-C7) submetidos a cirurgia de Oberlin, bem como a outras neurotizações, foram avaliados quanto ao grau de força de flexão do cotovelo utilizando a escala MRC (Medical Research Council). Os resultados obtidos foram comparados com os do “Oberlin duplo” apresentados em trabalhos da literatura mundial. A análise estatística foi realizada utilizando o teste exato de Fischer.
Observou-se 90% de bons resultados (força de flexão do cotovelo maior ou igual a M3). Desses 50% apresentavam força M4 e 40% M3. Houve 10% de M0. Comparando-se com os resultados do “Oberlin duplo”, este último obteve melhores resultados, com 100% de M4 nos estudos avaliados. Essa diferença foi estatisticamente significativa (P=0,016) no estudo de Liverneaux de 2006 e não significante (P=0,057) no de Mackinnon de 2005.
Apesar dos bons resultados obtidos com a cirurgia de Oberlin, a técnica de transferência dupla com intuito de reinervar tanto o bíceps, quanto o braquial, apresenta melhores resultados nos estudos avaliados quanto ao grau de força de flexão do cotovelo, sem aumentar a morbidade e, portanto, há uma tendência a ser indicada a fim de diminuir a necessidade de procedimentos complementares e melhorar a função do membro, apesar de haver divergências na literatura
Tanto o procedimento de Oberlin original quanto a modificação com dupla transferência apresentam bons resultados na recuperação da flexão do cotovelo nos trabalhos publicados, portanto, são necessários mais estudos para definir realmente o melhor procedimento a ser indicado.
Plexo braquial/lesões, Cirurgia de Oberlin, transferências nervosas, transferência fascicular, Dupla transferência
CLÍNICO
Fundação Hospitalar São Francisco de Assis - Unidade Santa Lúcia - Minas Gerais - Brasil
ANTONIO BARBOSA CHAVES, LEONARDO PEIXOTO PANCINI, ARLINDO GOMES PARDINI