Dados do Trabalho


Título / Title

DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DAS COMPRESSOES DO NERVO INTEROSSEO POSTERIOR: REVISAO SISTEMATICA

Introdução / Introdution

As síndromes compressivas do nervo radial têm apresentação diversa. Não há consenso sobre métodos diagnósticos e terapêuticos. Na literatura, reportam-se diversas estratégias de diagnóstico e tratamento. A despeito desta grande variedade, não há consenso na literatura, tampouco houve iniciativa sistemática que aglutine a melhor evidência disponível.

Objetivo / Purpose

O objetivo desta revisão é sintetizar tais métodos por méio de estratégia definida a priori, seguindo a metodologia das revisões sistemáticas (Cochrane Collaboration).

Material e Método / Material and Methods

Revisão sistemática da literatura. Busca eletrônica de estudos primários utilizando termos correlatos, realizada nas bases de dados (1980 a 2016): Pubmed (via medline), Lilacs (via Scielo) e Google Scholar. Através de protocolo pré-definido, identificou-se estudos relevantes. Não houve restrições de idioma. Excluiu-se os relatos de caso. Aspectos do diagnóstico e tratamento foram sintetizados em tabelas. Análises quantitativas, aglutinada por métodos meta-analíticos, foram seguidas de suas variáveis de dispersão, considerando IC de 95% e alfa de 5%.

Resultados / Results

Incluiu-se catorze estudos foram incluídos. Todos estudos foram considerados como nível IV de evidência. A maioria dos estudos consideram aspectos da história clínica e manobras provocativas como definidores de diagnóstico. Não há consenso sobre utilização da eletroneuromiografia, e os métodos são heterogêneos. Estudos demonstram que tratamento cirúrgico (liberação muscular e neurólise) apresenta taxa variável de sucesso, variando de 20-96,5%. Alguns estudos aplicaram escores autorreportados, entretanto a heterogeneidade das populações não permite análises inferenciais sobre o tema. Reportou-se poucas complicações, a despeito do método empregado.

Discussão / Discussion

Identificou-se baixa evidencia na literatura, especialmente relacionados a baixa qualidade metodológica e valorização de desfechos heterogêneos. Neste espectro, espera-se a planejamento em pesquisa que permitam a determinação de métodos efetivos.

Conclusão / Conclusion

A maioria dos estudos consideram o diagnóstico da síndromes compressivas do nervo radial eminentemente clínicos. O tratamento cirurgico mais utilizado consistiu de técnica mista de liberação muscular e neurólise, com resultados heterogêneos, geralmente alicerçados no julgamento não mascarado da equipe de intervenção (cirurgiões). Necessita-se de mais estudos comparativos (ensaios clinicos randomizados).

Palavras Chave / Keywork

nervo radial, síndromes compressivas, diagnóstico, tratamento, revisão sistemática

Área

CLÍNICO

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Vinícius Ynoe Moraes, Marco Aurélio Moraes, Rubens Gonçalves, João Baptista Gomes dos Santos, Carlos Henrique Fernandes, Flávio Faloppa, João Carlos Belloti

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão