Dados do Trabalho


Título / Title

APLICABILIDADE DE ENSAIOS RANDOMIZADOS EM CIRURGIA DA MAO: ESTUDO TIPO SURVEY

Introdução / Introdution

Pouco se sabe sobre os fatores influenciadores no processo de aplicabilidade de resultados

Objetivo / Purpose

Avaliar a aplicabilidade de ensaios clínicos randomizados e se há fatores que a influenciam (experiência do cirurgião/ impacto do periódico).

Material e Método / Material and Methods

Estudo tipo survey. Selecionou-se (via Medline/Pubmed) dentre os anos de 2013 e 2015, 32 ensaios clínicos randomizados consecutivos envolvendo cirurgia da mão (estratificados como alto/ baixo impacto). Estes estudos foram avaliados de forma independente por 20 cirurgiões de mão (mais versus menos de 10 anos de prática), que responderam quatro questões dicotômicas relativas à propensão da aplicabilidade clínicados estudos. A concordância foi avaliada pelo kappa de Cohen e comparação de proporções pelo Qui-quadrado. Constituiu-se como significantes p menores que 5%.

Resultados / Results

Realizou-se 640 avaliações, envolvendo 2560 respostas. Observou-se baixa concordância entre os avaliadores (menos versus mais experientes): Kappa <0,2; alcance 0,119-0,179. A propensão para aplicabilidade foi semelhante entre os menos e mais experientes (p=0,424 e p=0,70). O mesmo ocorre quando estratificados por impacto da revista, não há maior propensão de aplicabilidade para quaisquer dos grupos (p=0,29).

Discussão / Discussion

A despeito de fatores consagrados, como a experiência do cirurgião e o fator de impacto dos periódicos serem considerados como "relevantes" para a tomada de decisão e aplicação de evidencias científicas, esta amostra não demonstrou este fato. Neste panorama, existe hiato a ser compreendido no processo de "tradução de pesquisa em prática clínica", que passa por um maior apelo educacional em medicina baseada em evidências e controle de fatores de confusão, tais como o viés de publicação das revistas e conflito de interesses.

Conclusão / Conclusion

Há baixa concordância entre os avaliadores quanto à aplicabilidade de estudos randomizados. Experiência do cirurgião e impacto do periódico parecem não influenciar nesta decisão.

Palavras Chave / Keywork

survey, aplicabilidade, efetividade, cirurgia da mão, medicina baseada em evidências

Área

CLÍNICO

Instituições

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) - São Paulo - Brasil

Autores

Vinícius Ynoe Moraes, Priscilla Frantz Ruff, Carlos Henrique Fernandes, Luis Renato Nakachima, João Carlos Belloti, João Baptista Gomes dos Santos, Flávio Faloppa

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão