"ANALISE PRELIMINAR DO USO DA ARTROSCOPIA PARA TRATAMENTO DA PSEUDOARTROSE DO ESCAFOIDE."
As fraturas do escafóide são as fraturas mais comuns do carpo (2). Geralmente associada a queda sobre mão extendida, as fraturas do escafoide por stress também podem surgir por carga repetitiva sobre o punho(4-7).
O tratamento das fraturas dos escafóide ainda é controverso(1,8). A literatura não mostra diferença nos resultados entre tratamento cirúrgico e conservador para fraturas sem desvio ou minimamente desviadas, embora haja alguma evidência a respeito de artrose entre o escafóide e o trapézio , ou radiocarpal, em casos cirúrgicos(8,9)
As taxas de consolidação variam entre 40 e 100% pois os estudos tratam de diferentes tipos de enxerto para diferentes tipos de pseudoartrose(12).
O uso da artroscopia , tanto no tratamento das fraturas agudas, como nas pseudoartroses tem a vantagem de diminuir a agressão às partes moles e avaliar a possibilidade de lesões concomitantes do punho(11,14-16).
Este projeto tem como objetivo avaliar o desfecho consolidação de uma serie de casos de pseudoartrose de escafóide submetidos ao tratamento artroscópico .
O desfecho será analisado por meio de tomografia após 6 meses de pós-operatório, prorrogáveis por mais 3 meses, pois há literatura registrando consolidação em até 9 meses após a cirurgia.
Nesta série 2 pacientes ainda estão em processo de consolidação, sendo que os outros 4 paciente apresentaram consolidação entre 4 e 6 meses de pós-operatório.
A amplitude de movimento do punho dos pacientes avaliadas após consolidação é normal
Não houve complicações durante ou após os procedimentos.
abordagem assistida pela artroscopia para o tratamento da pseudoartrose do escafóide, com debridamento do foco de pseudoartrose, enxertia óssea e fixação com parafuso compressivo apresenta algumas vantagens em relação às técnicas convencionais. A artroscopia alem de permitir acesso direto ao foco pseudoartrose, permite avaliação de lesões associadas, como lesões condrais e ligamentares. Permite também visualização direta durante a colocação do parafuso.
A agressão de partes moles é menor com um pós operatório menos doloroso e recuperação funcional com amplitude de movimento do punho superior à cirurgia aberta.
Apesar do baixo número de casos a técnica artroscópica utilizada no tratamento de pseudoartrose de escafóide aparenta ser promissora quando se avalia o desfecho consolidação e apresenta uma grande vantagem na amplitude de movimento pós-opertória quando comparada à técnica aberta.
PSEUDOARTROSE; ESCAFOIDE; PUNHO; ARTROSCOPIA
CLÍNICO
hcfmusp - São Paulo - Brasil
MARCO AURELIO DE MORAES, EDGARD DE NOVAES FRANCA BISNETO