Dados do Trabalho


Título / Title

"ANALISE PRELIMINAR DO USO DA ARTROSCOPIA PARA TRATAMENTO DA PSEUDOARTROSE DO ESCAFOIDE."

Introdução / Introdution

As fraturas do escafóide são as fraturas mais comuns do carpo (2). Geralmente associada a queda sobre mão extendida, as fraturas do escafoide por stress também podem surgir por carga repetitiva sobre o punho(4-7).
O tratamento das fraturas dos escafóide ainda é controverso(1,8). A literatura não mostra diferença nos resultados entre tratamento cirúrgico e conservador para fraturas sem desvio ou minimamente desviadas, embora haja alguma evidência a respeito de artrose entre o escafóide e o trapézio , ou radiocarpal, em casos cirúrgicos(8,9)
As taxas de consolidação variam entre 40 e 100% pois os estudos tratam de diferentes tipos de enxerto para diferentes tipos de pseudoartrose(12).
O uso da artroscopia , tanto no tratamento das fraturas agudas, como nas pseudoartroses tem a vantagem de diminuir a agressão às partes moles e avaliar a possibilidade de lesões concomitantes do punho(11,14-16).

Objetivo / Purpose

Este projeto tem como objetivo avaliar o desfecho consolidação de uma serie de casos de pseudoartrose de escafóide submetidos ao tratamento artroscópico .

Material e Método / Material and Methods

O desfecho será analisado por meio de tomografia após 6 meses de pós-operatório, prorrogáveis por mais 3 meses, pois há literatura registrando consolidação em até 9 meses após a cirurgia.

Resultados / Results

Nesta série 2 pacientes ainda estão em processo de consolidação, sendo que os outros 4 paciente apresentaram consolidação entre 4 e 6 meses de pós-operatório.
A amplitude de movimento do punho dos pacientes avaliadas após consolidação é normal
Não houve complicações durante ou após os procedimentos.

Discussão / Discussion

abordagem assistida pela artroscopia para o tratamento da pseudoartrose do escafóide, com debridamento do foco de pseudoartrose, enxertia óssea e fixação com parafuso compressivo apresenta algumas vantagens em relação às técnicas convencionais. A artroscopia alem de permitir acesso direto ao foco pseudoartrose, permite avaliação de lesões associadas, como lesões condrais e ligamentares. Permite também visualização direta durante a colocação do parafuso.
A agressão de partes moles é menor com um pós operatório menos doloroso e recuperação funcional com amplitude de movimento do punho superior à cirurgia aberta.

Conclusão / Conclusion

Apesar do baixo número de casos a técnica artroscópica utilizada no tratamento de pseudoartrose de escafóide aparenta ser promissora quando se avalia o desfecho consolidação e apresenta uma grande vantagem na amplitude de movimento pós-opertória quando comparada à técnica aberta.

Palavras Chave / Keywork

PSEUDOARTROSE; ESCAFOIDE; PUNHO; ARTROSCOPIA

Área

CLÍNICO

Instituições

hcfmusp - São Paulo - Brasil

Autores

MARCO AURELIO DE MORAES, EDGARD DE NOVAES FRANCA BISNETO

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão