Avaliação estruturada da curva de aprendizado em microcirurgia nos diversos níveis da formação Médica
O método SAMS é validado para avaliação do ensino em microcirurgia (curvas de aprendizado e desempenho). A metodologia SAMS consiste em: GRS ( Escala de classificação global), Lista de erros e Classificação geral da performance e Habilidade
Avaliar curva de aprendizado dos alunos do Laboratório de Microcirurgia, analisar o desempenho em diferentes técnicas e em duas fases da formação profissional e analisar criticamente o curso
Foram avaliados 89 alunos (13 residentes de Cirurgia da Mão e 76 médicos graduados - Outros). Curso prático: 2 treinamentos de sutura em luva(L), 2 anastomoses vasculares em coxa de frango(F), 5 anastomoses arteriais (femoral de ratos Wistar: A), 5 anastomoses venosas (femoral de ratos Wistar: V); 1 enxerto vascular (E); 1 anastomose termino-lateral (TL). Cada procedimento foi pontuado por um Score na escala SAMS por um instrutor único. Realizada a análise da GRS, habilidade, performance e dos erros mais prevalentes. A Performance Geral classifica o aluno em Ruim (Score 12-21), Mediano (22-31), Satisfatório (32-41), Bom (42-51) ou Excelente (52-60) e a Habilidade em 5 categorias: Novato, Iniciante avançado, Competente, Proficiente ou Especialista
As médias do escores nos grupos de diferentes procedimentos foram: 33,3 (L), 40,3 (F), 40,9 (A), 42,3 (V), 44,8 (E), 43,7 (TL) revelando diferença entre as diversas fases do curso e aprendizado (p<0,05). A curva de aprendizado e o teste de Friedman demonstraram diferença da habilidade dos alunos de forma global ao longo do tempo. Não foi possível demonstrar diferença entre os grupos Outros e Residentes de Cirurgia da Mão. Erros específicos e prevalentes relacionados aos procedimentos foram identificados e descritos
O escore SAMS revelou melhora progressiva no desempenho para cada procedimento (A5>A1), (V5>V1) (p<0,05). Na troca de procedimento (maior complexidade da técnica: A5-V1) notamos piora inicial da pontuação (V1), com posterior melhora gradual até atingir um índice superior ao do grupo prévio (V5>A5) (p<0,05). Analisando todos os procedimentos foi possível traçar curva de aprendizado crescente com tendência a formação de platô no final do curso (p>0,05). Os grupos Outros e Residentes de Mão apresentam distribuição de médias semelhantes, com resultados ligeiramente superiores no Grupo Residentes de Mão (p>0,05)
O curso oferecido permite a aquisição de habilidades em microcirurgia com tendência a evolução dos escores e formação de um platô de aprendizado
Microcirurgia, Avaliação Educacional, Laboratório, Anastomose Cirúrgica
EXPERIMENTAL
Instituto de Ortopedia e Traumatologia - FMUSP - São Paulo - Brasil
Tiago Guedes da Motta Mattar, Gustavo Bispo dos Santos, Marcelo Rosa Rezende, Teng Hsiang Wei, Rames Mattar Junior