Dados do Trabalho


Título / Title

Avaliação estruturada da curva de aprendizado em microcirurgia nos diversos níveis da formação Médica

Introdução / Introdution

O método SAMS é validado para avaliação do ensino em microcirurgia (curvas de aprendizado e desempenho). A metodologia SAMS consiste em: GRS ( Escala de classificação global), Lista de erros e Classificação geral da performance e Habilidade

Objetivo / Purpose

Avaliar curva de aprendizado dos alunos do Laboratório de Microcirurgia, analisar o desempenho em diferentes técnicas e em duas fases da formação profissional e analisar criticamente o curso

Material e Método / Material and Methods

Foram avaliados 89 alunos (13 residentes de Cirurgia da Mão e 76 médicos graduados - Outros). Curso prático: 2 treinamentos de sutura em luva(L), 2 anastomoses vasculares em coxa de frango(F), 5 anastomoses arteriais (femoral de ratos Wistar: A), 5 anastomoses venosas (femoral de ratos Wistar: V); 1 enxerto vascular (E); 1 anastomose termino-lateral (TL). Cada procedimento foi pontuado por um Score na escala SAMS por um instrutor único. Realizada a análise da GRS, habilidade, performance e dos erros mais prevalentes. A Performance Geral classifica o aluno em Ruim (Score 12-21), Mediano (22-31), Satisfatório (32-41), Bom (42-51) ou Excelente (52-60) e a Habilidade em 5 categorias: Novato, Iniciante avançado, Competente, Proficiente ou Especialista

Resultados / Results

As médias do escores nos grupos de diferentes procedimentos foram: 33,3 (L), 40,3 (F), 40,9 (A), 42,3 (V), 44,8 (E), 43,7 (TL) revelando diferença entre as diversas fases do curso e aprendizado (p<0,05). A curva de aprendizado e o teste de Friedman demonstraram diferença da habilidade dos alunos de forma global ao longo do tempo. Não foi possível demonstrar diferença entre os grupos Outros e Residentes de Cirurgia da Mão. Erros específicos e prevalentes relacionados aos procedimentos foram identificados e descritos

Discussão / Discussion

O escore SAMS revelou melhora progressiva no desempenho para cada procedimento (A5>A1), (V5>V1) (p<0,05). Na troca de procedimento (maior complexidade da técnica: A5-V1) notamos piora inicial da pontuação (V1), com posterior melhora gradual até atingir um índice superior ao do grupo prévio (V5>A5) (p<0,05). Analisando todos os procedimentos foi possível traçar curva de aprendizado crescente com tendência a formação de platô no final do curso (p>0,05). Os grupos Outros e Residentes de Mão apresentam distribuição de médias semelhantes, com resultados ligeiramente superiores no Grupo Residentes de Mão (p>0,05)

Conclusão / Conclusion

O curso oferecido permite a aquisição de habilidades em microcirurgia com tendência a evolução dos escores e formação de um platô de aprendizado

Palavras Chave / Keywork

Microcirurgia, Avaliação Educacional, Laboratório, Anastomose Cirúrgica

Área

EXPERIMENTAL

Instituições

Instituto de Ortopedia e Traumatologia - FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Tiago Guedes da Motta Mattar, Gustavo Bispo dos Santos, Marcelo Rosa Rezende, Teng Hsiang Wei, Rames Mattar Junior

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

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