FERIMENTOS PENETRANTES NO MEMBRO SUPERIOR: PREVALENCIA E ETIOLOGIA
O membro superior é um dos locais mais acometidos por lesões e ferimentos devido sua frequente interação com o meio e contato direto com agentes nocivos. As principais lesões decorrentes de ferimentos penetrantes são relacionadas a estruturas músculo-tendinosas, feixes neuro-vasculares, fraturas e amputações em diversos níveis.
Definir as principais características epidemiológicas destas lesões, assim como identificar a causa e a frequência de ferimentos penetrantes no membro superior atendidos na nossa instituição.
Amostra de pacientes consecutivos atendidos na nossa instituição, no período de maio de 2014 a maio de 2016. Os dados foram coletados por contato telefônico e aplicação de questionário pré-estruturado com os dados e características da lesões. A análise estatística foi feita de forma descritiva e a comparação das proporções através do teste de qui-quadrado, associado ao valor de p, com significância < 5%.
A análise final foi feita com 598 pacientes. A maioria era do gênero masculino, destro, a média de idade foi de 37,27 anos. Os trabalhadores manuais foram os mais lesionados, e a topografia mais acometida foram os dedos. Dentre os agentes etiológicos, destaque para o vidro. A prevalência de pacientes com amputação foi maior nos ferimentos por máquinas industrias. Pacientes com menos de 18 anos, apresentaram maior frequência de ferimentos por vidro. Já os pacientes com 60 anos ou mais apresentaram maior prevalência de ferimentos por máquina de corte. Mulheres apresentaram maior frequência de ferimentos por lâmina e por vidro. Os trabalhadores manuais, apresentaram maior prevalência de ferimentos por máquinas de corte e industriais e de amputações.
Os ferimentos penetrantes são lesões relativamente frequentes e que tem um impacto social e econômico importante. Conhecer os agentes etiológicos mais comuns e saber qual parcela da população sofre mais frequentemente um determinado tipo de lesão é de suma importância na elaboração de estratégias de prevenção mais efetivas, que é a forma mais eficaz de combater a esse problema.
o agente etiológico mais frequente é o vidro, com relevância maior em menores de 18 anos. Em mulheres e idosos, há grande freqüência de lesões causadas por lâminas e máquinas de corte, respectivamente. Lesões de maior gravidade são causadas por máquinas, associadas a atividade laboral.
Ferimentos penetrantes; traumatismos da mão; estudo transversal.
CLÍNICO
CASA DA MÃO - ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - São Paulo - Brasil
JAIME PICCARO ERAZO, RODRIGO GUERRA SABONGI, VINICIUS YNOE DE MORAES, JOÃO BAPTISTA GOMES DOS SANTOS, FLÁVIO FALOPPA, JOÃO CARLOS BELLOTI