Dados do Trabalho


Título / Title

O USO DO ENXERTO DO NERVO SENSITIVO RADIAL NAS NEUROTIZAÇOES DO NERVO MUSCULOCUTANEO PARA TRATAMENTO DAS AVULSOES DO PLEXO BRAQUIAL

Introdução / Introdution

O trauma do plexo braquial é cada vez mais prevalente, e restabelecer a flexão ativa do cotovelo é uma prioridade do tratamento. As técnicas mais efetivas, frente às lesões tipo avulsão, envolvem a neurotização do musculo bíceps-braquial, seja com enxerto ou transferência de nervo.

Objetivo / Purpose

Apresentar a técnica cirúrgica de utilização do nervo (n.) sensitivo radial como enxerto para as neurotizações do n. musculocutâneo a partir do n. acessório, no tratamento das avulsões do plexo braquial para restaurar a flexão do cotovelo, e avaliar os resultados obtidos com o emprego da técnica.

Material e Método / Material and Methods

Estudo coorte de pacientes com lesão traumática de plexo braquial submetidos a presente técnica cirúrgica, e acompanhados em Hospital terciário de Junho/2009 a Agosto/2015. Seguiu as normas para pesquisa em humanos e obteve autorização do comitê de ética local. Foram incluídos 22 pacientes, reavaliados regularmente por um período de 2 anos após a cirurgia. A força de flexão do cotovelo foi classificada de acordo com a escala do Medical Research Council que categoriza de 0 (sem contração) a 5 (força motora normal).

Resultados / Results

A maioria foi do gênero masculino (94,4%) e a idade variou de 16 a 45 anos. A faixa etária mais prevalente foi a de 20 a 29 anos. A maioria das lesões (18 casos, 81,8%) era do tipo total. O tempo médio entre o trauma e o procedimento cirúrgico foi de 195 dias. Os resultados foram avaliados após 3, 6, 12 e 24 meses. No término deste estudo observou-se que dos 22 pacientes, 54,5% apresentavam força M4 e três pacientes (13,6%) apresentavam força M3. Verificou-se 77,2% de bons resultados com força efetiva M3 ou maior.

Discussão / Discussion

O enxerto de nervo sensitivo radial permite obtenção de enxertos de até 25cm, apresenta abordagem cirúrgica conveniente e próxima ao sítio doador facilitando a técnica per operatória. Além disso, não gera seqüela, pois não há perda funcional no pós operatório, uma vez que o paciente já apresente o déficit previamente nas lesões totais do plexo. O presente estudo apresenta resultados similares à literatura: a revisão bibliográfica encontrou taxas de sucesso de 51,3% a 100% em neurotizações para o nervo musculocutâneo (força igual ou maior que M3).

Conclusão / Conclusion

A técnica de utilização de enxerto do nervo sensitivo radial mostrou diversas vantagens no ato operatório, além de taxas de sucesso similares aos outros enxertos já relatados na literatura, o que favorece este procedimento.

Palavras Chave / Keywork

PLEXO BRAQUIAL, ENXERTO, NERVO SENSITIVO RADIAL, NEUROTIZAÇÃO

Área

CLÍNICO

Instituições

HOSPITAL MADRE TERESA - Minas Gerais - Brasil, HOSPITAL MARIA AMÉLIA LINS - Minas Gerais - Brasil

Autores

PAULO RANDAL PIRES, PAULO RANDAL PIRES JUNIOR, GUSTAVO PACHECO MARTINS FERREIRA, RODRIGO JOSE DE RESENDE SANTOS, MARCELLA RODRIGUES COSTA

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão