EFEITO DA TERAPIA HIPERBARICA DE OXIGENIO NA REGENERAÇAO NERVOSA EM RATOS
Os nervos periféricos são importantes para a manutenção da função sensorial e motora nos seres vivos. A sua lesão resulta na eliminação parcial ou completa destas funções. Apesar dos diversos avanços tecnológicos, incluindo o uso do microscópio cirúrgico e sutura epineural e perineural sem tensão das terminações nervosas, a recuperação sensorial e funcional completa do nervo ainda não pode ser garantida.
Objetivo: Avaliar as alterações histológicas nos nervos periféricos após neurorrafia do nervo ciático de ratos, de acordo com o tempo de exposição ao tratamento com câmara hiperbárica de oxigênio (CHO).
Métodos: Vinte e cinco ratos da raça Wistar foram divididos em 5 grupos conforme o tempo de exposição ao tratamento com CHO. O grupo 1 foi o controle e não houve utilização da CHO; grupo 2 recebeu uma semana de terapia; grupo 3, duas semanas; grupo 4, três semanas e grupo 5, quatro semanas. Após quatro semanas de pós operatório, os animais foram submetidos à eutanásia e uma amostra do nervo ciático enviada para análise histológica. Foram feitas contagens do número de axônios proximalmente e distalmente à neurorrafia, com medição do índice de regeneração axonal (IR).
Resultados: Observamos aumento do número de axônios distais à neurorrafia com aumento da exposição à CHO, mais expressivo a partir da terceira semana de tratamento. Entretanto, a análise estatística não encontrou diferença significativa entre os grupos.
Não há estudos conclusivos quanto a eficácia do uso da CHO para o tratamento da regeneração neural periférica. No entanto, alguns estudos, incluindo o presente, trouxeram resultados intrigantes e que possibilitam o aprofundamento em estudos futuros.
Nosso estudo sugere que com três semanas ou mais de CHO ocorra aumento do índice de regeneração axonal no nervo ciático de ratos, porém não foi demonstrado efeito estatisticamente relevante da CHO, provavelmente por uma amostra reduzida, algo que talvez possa ser comprovado com a realização de um estudo com uma amostragem maior.
Conclusão: a análise descritiva sugere benefício do uso da CHO diretamente proporcional ao tempo de terapia, mas provavelmente devido à amostra reduzida, o estudo não apresentou resultados estatisticamente relevantes. Seria de grande valia estudos subsequentes com amostragem mais significativa.
Nervo periférico. Oxigenoterapia hiperbárica. Regeneração nervosa.
Ratos.
EXPERIMENTAL
IOT - HC FMUSP - São Paulo - Brasil
Thiago Felipe dos Santos Barros, Renata Gregorio Paulos, Fernanda do Carmo Iwase, Gustavo Bispo dos Santos, Marcelo Rosa de Rezende, Rames Mattar Junior