RESULTADO FUNCIONAL DA ARTRODESE DE OMBRO EM PACIENTES COM LESAO CRONICA DO PLEXO BRAQUIAL ESTUDO PROSPECTIVO
A lesão do plexo braquial é uma entidade complexa e com retorno funcional muitas vezes parcial. Nesse contexto, a reconstrução tardia da função do ombro flácido doloroso permanece desafiadora e controversa, com diversas técnicas cirúrgicas tendo sido apresentadas. A maioria dos estudos até o momento dá ênfase às transferências tendíneas, para melhora da abdução ou rotação do ombro. Recentemente, entretanto, a artrodese do ombro vem novamente ganhando espaço e surge como opção viável no tratamento dessa patologia, possibilitando aumento do controle do membro, rotação, abdução, flexão e consequente função.
O objetivo primário deste estudo foi comparar a função dos pacientes com lesão de plexo braquial submetidos a artrodese do ombro (glenoumeral) antes e após o procedimento. Secundariamente foram avaliados satisfação do paciente e índice de complicações.
Casuística e Métodos: Realizou-‐se estudo prospectivo pareado com 8 pacientes submetidos à artrodese do ombro através de placa e parafusos. Compararam-‐se as medidas goniométricas ativas e passivas do ombro e cotovelo obtidas através de filmagem e o questionário DASH, antes e após três meses do procedimento. Verificou-‐se ainda os níveis de satisfação, complicações e a consolidação óssea no mesmo período.
Resultados: Os pacientes ganharam amplitude de movimento ativa nos três planos do ombro e na flexo-‐ extensão do cotovelo, sendo o estatisticamente significativo o ganho em abdução-‐ adução do ombro (ganho médio de 26,38o, StDev=13,90º e p=0,001), em flexo-‐extensão do ombro (ganho médio de 19,25o, StDev=17,17º e p=0,018), e na flexo-‐extensão cotovelo (ganho médio de 30,90o, StDev=29,50º e p=0,021). A média de melhora dos valores de DASH foi de 4,62 pontos (StDev=13,5 e p=0,36) e houve apenas um caso de complicação decorrente da cirurgia (úlcera de pressão).
.
Conclusão: Após a artrodese glenoumeral houve melhora da movimentação ativa e da função do ombro, demonstradas de forma objetiva e subjetiva, com índice de complicação aceitável. Podemos, portanto, considerar o procedimento opção viável e promissora no tratamento desta patologia.
Descritores: Plexo braquial, Articulação do ombro, Artrodese
CLÍNICO
IOT HCFMUSP - São Paulo - Brasil
GUILHERME SEVA GOMES, MARCELO ROSA REZENDE, ALVARO BAIK CHO, DANIELE SCARCELLA