Dados do Trabalho


Título / Title

RESULTADO FUNCIONAL DA ARTRODESE DE OMBRO EM PACIENTES COM LESAO CRONICA DO PLEXO BRAQUIAL ESTUDO PROSPECTIVO

Introdução / Introdution

A lesão do plexo braquial é uma entidade complexa e com retorno funcional muitas vezes parcial. Nesse contexto, a reconstrução tardia da função do ombro flácido doloroso permanece desafiadora e controversa, com diversas técnicas cirúrgicas tendo sido apresentadas. A maioria dos estudos até o momento dá ênfase às transferências tendíneas, para melhora da abdução ou rotação do ombro. Recentemente, entretanto, a artrodese do ombro vem novamente ganhando espaço e surge como opção viável no tratamento dessa patologia, possibilitando aumento do controle do membro, rotação, abdução, flexão e consequente função.

Objetivo / Purpose

O objetivo primário deste estudo foi comparar a função dos pacientes com lesão de plexo braquial submetidos a artrodese do ombro (glenoumeral) antes e após o procedimento. Secundariamente foram avaliados satisfação do paciente e índice de complicações.

Material e Método / Material and Methods

Casuística e Métodos: Realizou-­‐se estudo prospectivo pareado com 8 pacientes submetidos à artrodese do ombro através de placa e parafusos. Compararam-­‐se as medidas goniométricas ativas e passivas do ombro e cotovelo obtidas através de filmagem e o questionário DASH, antes e após três meses do procedimento. Verificou-­‐se ainda os níveis de satisfação, complicações e a consolidação óssea no mesmo período.

Resultados / Results

Resultados: Os pacientes ganharam amplitude de movimento ativa nos três planos do ombro e na flexo-­‐ extensão do cotovelo, sendo o estatisticamente significativo o ganho em abdução-­‐ adução do ombro (ganho médio de 26,38o, StDev=13,90º e p=0,001), em flexo-­‐extensão do ombro (ganho médio de 19,25o, StDev=17,17º e p=0,018), e na flexo-­‐extensão cotovelo (ganho médio de 30,90o, StDev=29,50º e p=0,021). A média de melhora dos valores de DASH foi de 4,62 pontos (StDev=13,5 e p=0,36) e houve apenas um caso de complicação decorrente da cirurgia (úlcera de pressão).

Discussão / Discussion

.

Conclusão / Conclusion

Conclusão: Após a artrodese glenoumeral houve melhora da movimentação ativa e da função do ombro, demonstradas de forma objetiva e subjetiva, com índice de complicação aceitável. Podemos, portanto, considerar o procedimento opção viável e promissora no tratamento desta patologia.

Palavras Chave / Keywork

Descritores: Plexo braquial, Articulação do ombro, Artrodese

Área

CLÍNICO

Instituições

IOT HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

GUILHERME SEVA GOMES, MARCELO ROSA REZENDE, ALVARO BAIK CHO, DANIELE SCARCELLA

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão