Dados do Trabalho


Título / Title

RESSECÇAO ARTROSCOPICA DO CISTO SINOVIAL VOLAR DO PUNHO: DESCRIÇAO DA TECNICA E SERIE DE CASOS.

Introdução / Introdution

O cisto sinovial, também chamado de cisto gangliônico, é a lesão tumoral mais frequente do punho. Embora a localização volar não seja a mais frequente, ela aparece em até 20% dos pacientes.
A maioria se origina da articulação rádio-cárpica, embora também possa se originar da articulação médio-cárpica, principalmente na articulação escafo-trapézio-trapezoide (AETT).
O cisto sinovial volar é observado sob a pele entre os tendões do FCR e FPL e é causado pela degeneração mucinosa da cápsula articular. É composto por uma porção extra-capsular, que é a massa palpável subcutânea, e uma intra-capsular, formada pela base e pela válvula (ou pedículo), que pode se localizar na articulação rádio-cárpica ou médio-cárpica.

Objetivo / Purpose

Descrever a técnica e os resultados do uso da artroscopia para o tratamento cirúrgico dos cistos sinoviais volares no punho.

Material e Método / Material and Methods

Foram incluídos e analisados neste trabalho 21 pacientes submetidos à artroscopia para o tratamento de cisto sinovial volar no punho, no período entre Janeiro de 2015 a Maio de 2017, com avaliação completa e mínima de seis meses.
Descrever a técnica e os resultados do uso da artroscopia para o tratamento cirúrgico dos cistos sinoviais volares no punho.
A técnica descrita foi indicada para os pacientes com dor e incapacidade funcional há mais de quatro meses, sem melhora com o tratamento conservador, ou para aqueles com queixas estéticas e que apresentavam o cisto há mais de três meses.

Resultados / Results

A média de idade dos pacientes foi de 43.6 anos, sendo 16 do sexo feminino (76%). O tempo de seguimento médio entre a cirurgia e a avaliação final foi de 10.9 meses. Dois pacientes apresentaram dor leve e um restrição da mobilidade no pós-operatório. Nos 18 pacientes restantes houve melhora das queixas estéticas, recuperação funcional completa e melhora completa da dor. Não houve recidivas ou infecções. Nenhum necessitou ser submetido à nova cirurgia.

Discussão / Discussion

O cisto sinovial é um tumor benigno frequente no punho. Mesmo o tratamento sendo predominantemente conservador [14], alguns pacientes necessitam de cirurgia. Diferentes procedimentos cirúrgicos são propostos e existe controvérsia sobre qual a melhor técnica.

Conclusão / Conclusion

A ressecção artroscópica do cisto sinovial volar mostrou-se uma técnica útil e segura. É um procedimento minimamente invasivo com baixa morbidade e com poucas complicações, sendo uma boa alternativa à técnica aberta.

Palavras Chave / Keywork

Doenças músculo-esqueléticas/cirurgia; Artroscopia/utilização

Área

CLÍNICO

Instituições

Hospital Mãe de Deus - Rio Grande do Sul - Brasil, Hospital Santa Casa - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Ricardo Kaempf Oliveira, João Pedro Farina Brunelli, Leohnard Roger Bayer, Márcio Aita, Gustavo Mantovani, Pedro J José Delgado

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão