ESCAFOIDECTOMIA DISTAL MODIFICADA NO TRATAMENTO DE SNAC GRAU II
Lesões tipo SNAC do segundo grau são em geral tratadas cirurgicamente com carpectomia ou mini-artrodeses. A integridade da cabeça do capitato e da fosseta do semilunar torna a carpectomia o procedimento de eleição. Entretanto a diminuição da altura do carpo e a incongruência anatômica entre a cabeça do capitato e a fosseta do semilunar leva num prazo variável ao surgimento de artrose sintomática.
O presente trabalho objetiva apresentar uma técnica de escafoidectomia do fragmento distal do escafoide associado a tenodese de seu polo proximal (EeT) em casos de SNAC grau II demonstrando a manutenção dos padrões radiológicos normais após realizar uma solução de continuidade no anel carpal.
Entre 2016 e 2018 foram operados 5 pacientes, 3 do sexo masculino e 2 do sexo masculino, as idades variaram de 28 a 45 anos (média de 38 anos); o tempo de follow-up variou de 3 a 22 meses (média de 14 meses). Todos os pacientes eram portadores de pseudartrose do escafoide diagnosticada há mais de 3 anos apresentavam quadro de alterações degenerativas do canto radial do punho (todos punho direito). O quadro degenerativo se restringia ao canto radial e seus ângulos radiossemilunar e capitato semilunar eram menores que 15 graus, sem encurtamento carpal. Realizou-se abordagem dorso radial do punho, estiloidectomia econômica do rádio, ressecção do polo distal do escafoide e tenodese da primeira fileira com uma fita do ERCC suturada á porção dorsal do ligamento escafossemilunar ou fixada por mini-ancora ao seu polo proximal .tempo de imobilização de 10 semanas, com avaliação radiológica trimestral.
Os cinco pacientes obtiveram melhora do quando álgico não havendo alteração da perda da amplitude de movimentos que havia no exame inicial obtendo melhora significativa da força de preensão, e nos exames radiológicos não se observou perda do ângulo capitato-semilunar até a última revisão.
Há inúmeras opções cirúrgicas no hall de procedimentos utilizados para tratamento de SNAC grau II. A carpectomia apresenta a vantagem de não depender de consolidação óssea, de não limitar a amplitude de movimento,mas leva a incongruência capitato-semilunar e a processo degenerativo. As mini-artrodeses mantêm a altura carpal mas limitam a amplitude de movimento, sendo mais dispendiosos e tecnicamente exigente. A proposta do autor (EeT) não depende de consolidação óssea, mantem a altura e a congruência do carpo sendo reversível e fácil execução.
Abordagem com bons resultados no tratamento de lesão tipo SNAC II
Escafoidectomia, Tenodese, SNAC II.
CLÍNICO
Hospital Geral do Estado - Alagoas - Brasil
Niceas da Silva Gusmão Filho, Givaldo Trindade Rios, Samuel de Oliveira Ribeiro, Gudson Gleyton Queirós de Sousa