CAPSULOPLASTIA DORSAL PARA INSTABILIDADE POS TRAUMATICA DA ARTICULAÇAO RADIO ULNAR DISTAL
Lesões da articulação Rádio Ulnar Distal (ARUD) podem levar a uma instabilidade do punho, que resultam em limitação do arco de movimento de rotação , força e função do punho. A Fibrocartilagem Triangular(FCT) é o principal estabilizador da ARUD . Lesões com avulsão completa da FCT podem evoluir com uma instabilidade da ARUD. A estabilidade dessa articulação é promovida não só pela FCT mas também pela cápsula articular. A reconstrução da cápsula articular tem sido utilizada no tratamento da instabilidade da ARUD.
Analisar os resultados funcionais e subjetivos de pacientes com Instabilidade da Articulação Rádio Ulnar Distal (ARUD) tratadas com Capsuloplastia dorsal
Reavaliamos 8 pacientes com instabilidade crônica da ARUD que foram operados com uma Capsuloplastia dorsal e reinserção da Fibrocartilagem Triangular. As idades variaram de 23 a 57 anos com média de 42. A duração dos sintomas antes da cirurgia variou de 2 a 18 meses. Foram incluídos apenas pacientes com pelo menos 1 ano de pós operatório. Avaliamos questões subjetivas como dor, instabilidade e satisfação. Na avaliação objetiva realizamos o exame físico do punho e possíveis complicações da cirurgia.
Todos os pacientes referiram melhora da dor. Três pacientes relataram dor local por alguns meses após a imobilização e 4 pacientes relataram parestesia na região dorso ulnar da mão . No entanto, em todos os casos, os sintomas melhoraram antes da reavaliação para este trabalho, em que todos os pacientes avaliados foram operados mais de 1 ano antes. Em todos os pacientes o arco de movimento de prono supinação era normal apesar de 3 deles observarem que a região da cabeça da Ulna ainda era um pouco mais protuberante quando comparada com o lado contralateral. Apesar disso , esses pacientes não tinham queixas. Todos relataram não mais apresentar os sintomas anteriores de instabilidade e retomaram as atividades que faziam antes do trauma, e ainda, todos referiram satisfação com o tratamento.
Alguns procedimentos cirúrgicos foram descritos para tratamento da Instabilidade pós traumática da ARUD. Adams e Berger descreveram uma técnica que é bastante utilizada , mas em contraste com a Capsuloplastia, requer um enxerto de tendão , uma dissecção de partes moles bem maior e ainda, a realização de perfurações ósseas , as quais podem levar a complicações cirúrgicas.
A Capsuloplastia da ARUD para Instabilidade crônica dessa articulação é um procedimento cirúrgico eficiente e com poucas complicações.
ARUD, rádio ulnar distal , instabilidade , fibrocartilagem triangular
CLÍNICO
UERJ - Rio de Janeiro - Brasil, UFF - Rio de Janeiro - Brasil
BERNARDO COUTO NETO, GABRIEL LIMA RODRIGUES, ANDRÉ BASTOS DUARTE EIRAS, RENATO HARLEY SANTOS BOTELHO, JOSÉ MAURICIO MORAES CARMO