Dados do Trabalho


Título / Title

CAPSULOPLASTIA DORSAL PARA INSTABILIDADE POS TRAUMATICA DA ARTICULAÇAO RADIO ULNAR DISTAL

Introdução / Introdution

Lesões da articulação Rádio Ulnar Distal (ARUD) podem levar a uma instabilidade do punho, que resultam em limitação do arco de movimento de rotação , força e função do punho. A Fibrocartilagem Triangular(FCT) é o principal estabilizador da ARUD . Lesões com avulsão completa da FCT podem evoluir com uma instabilidade da ARUD. A estabilidade dessa articulação é promovida não só pela FCT mas também pela cápsula articular. A reconstrução da cápsula articular tem sido utilizada no tratamento da instabilidade da ARUD.

Objetivo / Purpose

Analisar os resultados funcionais e subjetivos de pacientes com Instabilidade da Articulação Rádio Ulnar Distal (ARUD) tratadas com Capsuloplastia dorsal

Material e Método / Material and Methods

Reavaliamos 8 pacientes com instabilidade crônica da ARUD que foram operados com uma Capsuloplastia dorsal e reinserção da Fibrocartilagem Triangular. As idades variaram de 23 a 57 anos com média de 42. A duração dos sintomas antes da cirurgia variou de 2 a 18 meses. Foram incluídos apenas pacientes com pelo menos 1 ano de pós operatório. Avaliamos questões subjetivas como dor, instabilidade e satisfação. Na avaliação objetiva realizamos o exame físico do punho e possíveis complicações da cirurgia.

Resultados / Results

Todos os pacientes referiram melhora da dor. Três pacientes relataram dor local por alguns meses após a imobilização e 4 pacientes relataram parestesia na região dorso ulnar da mão . No entanto, em todos os casos, os sintomas melhoraram antes da reavaliação para este trabalho, em que todos os pacientes avaliados foram operados mais de 1 ano antes. Em todos os pacientes o arco de movimento de prono supinação era normal apesar de 3 deles observarem que a região da cabeça da Ulna ainda era um pouco mais protuberante quando comparada com o lado contralateral. Apesar disso , esses pacientes não tinham queixas. Todos relataram não mais apresentar os sintomas anteriores de instabilidade e retomaram as atividades que faziam antes do trauma, e ainda, todos referiram satisfação com o tratamento.

Discussão / Discussion

Alguns procedimentos cirúrgicos foram descritos para tratamento da Instabilidade pós traumática da ARUD. Adams e Berger descreveram uma técnica que é bastante utilizada , mas em contraste com a Capsuloplastia, requer um enxerto de tendão , uma dissecção de partes moles bem maior e ainda, a realização de perfurações ósseas , as quais podem levar a complicações cirúrgicas.

Conclusão / Conclusion

A Capsuloplastia da ARUD para Instabilidade crônica dessa articulação é um procedimento cirúrgico eficiente e com poucas complicações.

Palavras Chave / Keywork

ARUD, rádio ulnar distal , instabilidade , fibrocartilagem triangular

Área

CLÍNICO

Instituições

UERJ - Rio de Janeiro - Brasil, UFF - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BERNARDO COUTO NETO, GABRIEL LIMA RODRIGUES, ANDRÉ BASTOS DUARTE EIRAS, RENATO HARLEY SANTOS BOTELHO, JOSÉ MAURICIO MORAES CARMO

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão