SINDACTILIA: AVALIAÇAO CLINICA DE PACIENTES TRATADOS CIRURGICAMENTE
A sindactilia é uma alteração congênita comum no membro superior, causada pela ausência da individualização completa de dois ou mais dedos, atingindo cada 2000 a 3000 nascimentos, na maioria meninos e caucasianos. O tratamento é essencialmente cirúrgico e tem como objetivo a melhora da função e da estética da mão. Para o acompanhamento da evolução dos resultados após as liberações das comissuras são propostos os Critérios de Friedhofer et al e a Escala de Vancouver, que consideram principalmente a qualidade da cicatriz, a adaptação dos retalhos, dos enxertos e a profundidade da comissura resultante do procedimento. Também são relevantes durante o acompanhamento pós-operatório a capacidade de superposição digital, a mobilidade de extensão e de flexão e o alinhamento entre os dedos.
Este trabalho propõe avaliar os resultados funcionais e estéticos de pacientes com diagnóstico de sindactilia do membro superior submetidos a tratamento cirúrgico bem como a avaliação epidemiológica do grupo estudado.
Foram analisados, 20 pacientes com diagnóstico de sindactilia em mãos, totalizando 58 comissuras liberadas com seguimento mínimo de 12 meses. Estes pacientes foram avaliados quanto aos Critérios de Friedhofer, Escala de Vancouver, critérios subjetivos, e presença de deformidades residuais. As variáveis foram tabeladas em programa Excel® e a análise estatística foi processada pelo software IBM SPSS Statistics® versão 20.0.
Obtivemos resultado considerado “BOM” na Classificação de Friedhofer em 98% dos casos estudados e, pontuação igual ou menor a um ponto na Escala de Vancouver em 60%. A média de pontos na classificação subjetiva geral foi de 8,6 pontos em uma escala de 0 a 10. Observamos média de idade superior e acometimento completo de todas as comissuras que apresentaram deformidades residuais em rotações e/ou inclinação.
A sindactilia perturba a função e a estética das mãos, estudar o resultado alcançado com o tratamento cirúrgico a longo prazo é imprescindível para o aperfeiçoamento dos cuidados aos pacientes e familiares envolvidos. A escala de Vancouver e os Critérios de Friedhofer são uma alternativa factível para a avaliação após a cirurgia.
A sindactilia mais frequente acometeu a terceira comissura em ambas as mãos, em crianças do sexo masculino. Os resultados funcionais e estéticos foram considerados bons, com deformidades residuais relacionadas a cirurgia tardia e a sindactilia completa.
sindactilia
malformação digital
anomalia congênita
CLÍNICO
Hospital Pequeno Príncipe - Paraná - Brasil, Hospital Universitário Cajuru/PUCPr - Paraná - Brasil
GIANA Silveira GIOSTRI, Paolla Hampell Pires, Larissa Vendrame, Suzilaine Ramos, Eduardo Murilo Novak, José Eloy Franco Rosa Jr., Flaviana Busignani Silva, Alencar Kenji Nagai