POLIDACTILIA PRE-AXIAL: CLASSIFICAÇAO E EPIDEMIOLOGIA
A polidactilia é uma das anomalias congênitas mais comuns da mão, com uma taxa de 1 caso a cada 10000 nascidos vivos. Existem diversas classificações para polidactilia pré-axial, porém a mais utilizada e aceita é a de Wassel, proposta em 1969. Zuidam propôs o sistema de classificação de Rotterdam em 2008, que amplia o esquema básico do sistema de classificação de Wassel.
Avaliar a prevalência da polidactilia pré-axial de acordo com a classificação de Wassel e Rotterdam nos pacientes tratados cirurgicamente, entre 2010 e 2016, por cirurgiões da mão de um hospital pediátrico
Foram analiadas as radiografias dos 77 pacientes operados, a idade do paciente no momento da cirurgia, o gênero, lado acometido e a presença de bilateralidade. As radiografias foram classificação por Wassel e Rotterdam. Obteve-se a frequência dos tipos mais comuns e realizou-se a comparação com os dados da literatura.
O tipo IV de Wassel foi o mais frequente com 36,36% dos casos, o tipo II em 31,16% dos pacientes, seguido pelo tipo VII com 19,48%. Os mais raros foram os tipo I e o tipo VI com apenas 1,29%. A idade média no momento da cirurgia foi de 2 anos e 8 meses de idade, 57,97% das pacientes era do gênero feminino, a bilateralidade foi encontrada em 1,68% dos casos, e o lado mais cometido foi o lado direito com 61,03%.
Segundo os dados da literatura, o tipo da classificação de Wassel mais predominante é o IV, porém há controversa no resultado do segundo mais frequente entre o tipo II e o tipo VII, classificado separadamente de acordo com a classificação de Rotterdam, proposta por Zuidam.
Neste estudo sobre a prevalência dos tipos de polidactilia pré-axial, o tipo IV foi o mais predominante seguido pelo tipo II de Wassel e de Rotterdam, sendo a maioria das crianças do sexo feminino com acometimento no lado direito.
polidactilia pré-axial
polidactilia do polegar
anomalia congênita
CLÍNICO
Hospital Universitário Cajuru/PUCPr - Paraná - Brasil
GIANA Silveira GIOSTRI, Alencar Kenji Nagai, Rafael Roberg, Eduardo Murilo Novak, José Eloy Franco Rosa Jr, Flaviana Busignani Silva