ARTROSCOPIA PARA O TRATAMENTO DO CISTO SINOVIAL VOLAR NO PUNHO
O cisto sinovial é um tumor benigno frequente no punho. Mesmo o tratamento sendo predominantemente conservador, alguns pacientes necessitam de cirurgia. Diferentes procedimentos cirúrgicos são propostos e existe controvérsia sobre qual a melhor técnica. Os cistos volares, assim como os dorsais, podem ser tratados através de cirurgia aberta. No entanto, as incisões menores feitas na artroscopia podem gerar uma recuperação mais rápida e melhor estética.
Na atualidade, a artroscopia se tornou uma técnica consolidada no tratamento das patologias ortopédicas. Com o avanço tecnológico, a artroscopia das pequenas articulações permitiu, através da visualização direta, o diagnóstico e o tratamento imediato das lesões intra-articulares. A ressecção artroscópica, descrita inicialmente por Lee Ostermann para os cistos dorsais, mostrou-se uma alternativa minimante invasiva à técnica aberta.
Ela tem a vantagem de apresentar menos dor no pós operatório, menor cicatriz e rigidez, e retorno mais rápido as atividades laborais, sem uma maior incidência de complicações.
Em 2003, Ho et al descreveram pela primeira vez a técnica de ressecção artroscópica de cistos volares e desde então poucas séries foram publicados avaliando esse tratamento.
O uso da artroscopia para o tratamento do cisto sinovial volar é um procedimento possível e efetivo. É uma técnica reprodutível e segura, que leva a resultados satisfatórios. Desde que a técnica seja realizada corretamente, a ressecção intracapsular é segura em relação aos tendões e feixe neuro-vascular.
É um procedimento minimamente invasivo com baixa morbidade e com poucas complicações e recidivas. Os cistos rádio-cárpicos apresentam bons resultados com o tratamento artroscópico, propiciando menor cicatriz, ficando curto tempo de imobilização, retorno precoce ao trabalho e rápida recuperação funcional. Devendo-se levar em conta o custo e a curva de aprendizado, essa técnica é uma boa alternativa à técnica aberta.
Autores desse estudo enfatizam que o uso da artroscopia em pequenas articulações deve ser feito por médicos capacitados e com treinamento adequado.
Nosso objetivo é descrever a técnica do tratamento artroscópico do cisto sinovial volar do punho.
VÍDEOS
SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE - Rio Grande do Sul - Brasil
RICARDO KAEMPF DE OLIVEIRA, JOÃO PEDRO FARINA BRUNELLI, LEOHNARD ROGER BAYER, MARCIO AURELIO AITA, GUSTAVO MANTOVANI RUGGIERO , PEDRO JOSE DELGADO