Dados do Trabalho


Título / Title

ARTROSCOPIA PARA O TRATAMENTO DO CISTO SINOVIAL VOLAR NO PUNHO

Resumo / Abstract

O cisto sinovial é um tumor benigno frequente no punho. Mesmo o tratamento sendo predominantemente conservador, alguns pacientes necessitam de cirurgia. Diferentes procedimentos cirúrgicos são propostos e existe controvérsia sobre qual a melhor técnica. Os cistos volares, assim como os dorsais, podem ser tratados através de cirurgia aberta. No entanto, as incisões menores feitas na artroscopia podem gerar uma recuperação mais rápida e melhor estética.
Na atualidade, a artroscopia se tornou uma técnica consolidada no tratamento das patologias ortopédicas. Com o avanço tecnológico, a artroscopia das pequenas articulações permitiu, através da visualização direta, o diagnóstico e o tratamento imediato das lesões intra-articulares. A ressecção artroscópica, descrita inicialmente por Lee Ostermann para os cistos dorsais, mostrou-se uma alternativa minimante invasiva à técnica aberta.
Ela tem a vantagem de apresentar menos dor no pós operatório, menor cicatriz e rigidez, e retorno mais rápido as atividades laborais, sem uma maior incidência de complicações.
Em 2003, Ho et al descreveram pela primeira vez a técnica de ressecção artroscópica de cistos volares e desde então poucas séries foram publicados avaliando esse tratamento.
O uso da artroscopia para o tratamento do cisto sinovial volar é um procedimento possível e efetivo. É uma técnica reprodutível e segura, que leva a resultados satisfatórios. Desde que a técnica seja realizada corretamente, a ressecção intracapsular é segura em relação aos tendões e feixe neuro-vascular.
É um procedimento minimamente invasivo com baixa morbidade e com poucas complicações e recidivas. Os cistos rádio-cárpicos apresentam bons resultados com o tratamento artroscópico, propiciando menor cicatriz, ficando curto tempo de imobilização, retorno precoce ao trabalho e rápida recuperação funcional. Devendo-se levar em conta o custo e a curva de aprendizado, essa técnica é uma boa alternativa à técnica aberta.
Autores desse estudo enfatizam que o uso da artroscopia em pequenas articulações deve ser feito por médicos capacitados e com treinamento adequado.
Nosso objetivo é descrever a técnica do tratamento artroscópico do cisto sinovial volar do punho.

Área

VÍDEOS

Instituições

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PORTO ALEGRE - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

RICARDO KAEMPF DE OLIVEIRA, JOÃO PEDRO FARINA BRUNELLI, LEOHNARD ROGER BAYER, MARCIO AURELIO AITA, GUSTAVO MANTOVANI RUGGIERO , PEDRO JOSE DELGADO

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão