Dados do Trabalho


Título / Title

Parâmetros Morfológicos do Lacertus Fibrosus: Um Estudo Anatômico

Introdução / Introdution

O Lacertus fibrosus (LF) apresenta importância clínica e está envolvido em diferentes procedimentos cirúrgicos. Porém, os padrões anatômicos e morfométricos não estão bem definidos. O objetivo deste estudo é verificar a correlação entre os parâmetros morfológicos do LF e correlacioná-los com o seu aspecto macroscópico.

Objetivo / Purpose

O objetivo deste estudo é verificar a correlação entre os parâmetros morfológicos do LF e correlacioná-los com o seu aspecto macroscópico.

Material e Método / Material and Methods

Este estudo anatômico foi realizado a partir da dissecção do LF em doze cadáveres, em ambos os membros superiores. Foram realizadas as seguintes medidas dos parâmetros anatômicos do LF: largura proximal (LP), largura distal (LD), comprimento lateral (CL), comprimento medial (CM) e as razões LP/LD, CM/CL, LP/CM, LP/CL, LD/CM, LD/CL. O aspecto macroscópico foi descrito como membranoso ou fibroso.

Resultados / Results

Não foi observada correlação entre o aspecto macroscópico e os parâmetros anatômicos. As variáveis aspecto e idade não influenciaram nas medidas de comprimento e largura do LF. Houve uma correlação entre a lateralidade do membro e os parâmetros anatômicos do LF.

Discussão / Discussion

Há poucas publicações descrevendo as mensurações do LF. Algumas medidas já realizadas por outros autores de comprimento e largura tanto do tendão do músculo bicipital quanto do LF não entram em consenso (1,28,29). Porém, isso pode acontecer por diferenças nos equipamentos e modo de mensurar.
Em relação ao comprimento do LF houve grande variação no comprimento medial, porém as medidas laterais mantiveram-se próximas à média. Já nas mensurações de largura tanto nos membros superiores direito e esquerdo manteve-se um padrão de largura proximal, com pequena variância. Nos membros superiores direito o mesmo se vê em relação à largura distal.
De acordo com Snoeck et al (1) não há alterações significantes na largura do LF em relação a lateralidade. Porém, neste estudo observa-se um padrão de comprimento e largura do LF em relação aos membros superiores direito e esquerdo.
O aspecto do LF, membranoso ou fibroso, não influenciou de forma estatisticamente significante nos parâmetros de largura e comprimento da aponeurose bicipital.
Em todas as peças observou-se que o LF apresentava relação com feixe neurovascular passando acima dele e inserindo na fáscia antebraquial, esse conceito vai de acordo com o

Conclusão / Conclusion

O LF apresenta características individuais de comprimento, largura e aspecto. Existe um padrão de medidas anatômicas em relação à lateralidade do membro.

Palavras Chave / Keywork

Lacertus, mediano, compressão

Área

ANATÔMICO

Instituições

Universidade Federal de Goias - Goiás - Brasil

Autores

RENATA DE ABREU PEDRA PEDRA, Mario Yoshihide Kuwae, Ricardo Pereira da Silva

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão