Parâmetros Morfológicos do Lacertus Fibrosus: Um Estudo Anatômico
O Lacertus fibrosus (LF) apresenta importância clínica e está envolvido em diferentes procedimentos cirúrgicos. Porém, os padrões anatômicos e morfométricos não estão bem definidos. O objetivo deste estudo é verificar a correlação entre os parâmetros morfológicos do LF e correlacioná-los com o seu aspecto macroscópico.
O objetivo deste estudo é verificar a correlação entre os parâmetros morfológicos do LF e correlacioná-los com o seu aspecto macroscópico.
Este estudo anatômico foi realizado a partir da dissecção do LF em doze cadáveres, em ambos os membros superiores. Foram realizadas as seguintes medidas dos parâmetros anatômicos do LF: largura proximal (LP), largura distal (LD), comprimento lateral (CL), comprimento medial (CM) e as razões LP/LD, CM/CL, LP/CM, LP/CL, LD/CM, LD/CL. O aspecto macroscópico foi descrito como membranoso ou fibroso.
Não foi observada correlação entre o aspecto macroscópico e os parâmetros anatômicos. As variáveis aspecto e idade não influenciaram nas medidas de comprimento e largura do LF. Houve uma correlação entre a lateralidade do membro e os parâmetros anatômicos do LF.
Há poucas publicações descrevendo as mensurações do LF. Algumas medidas já realizadas por outros autores de comprimento e largura tanto do tendão do músculo bicipital quanto do LF não entram em consenso (1,28,29). Porém, isso pode acontecer por diferenças nos equipamentos e modo de mensurar.
Em relação ao comprimento do LF houve grande variação no comprimento medial, porém as medidas laterais mantiveram-se próximas à média. Já nas mensurações de largura tanto nos membros superiores direito e esquerdo manteve-se um padrão de largura proximal, com pequena variância. Nos membros superiores direito o mesmo se vê em relação à largura distal.
De acordo com Snoeck et al (1) não há alterações significantes na largura do LF em relação a lateralidade. Porém, neste estudo observa-se um padrão de comprimento e largura do LF em relação aos membros superiores direito e esquerdo.
O aspecto do LF, membranoso ou fibroso, não influenciou de forma estatisticamente significante nos parâmetros de largura e comprimento da aponeurose bicipital.
Em todas as peças observou-se que o LF apresentava relação com feixe neurovascular passando acima dele e inserindo na fáscia antebraquial, esse conceito vai de acordo com o
O LF apresenta características individuais de comprimento, largura e aspecto. Existe um padrão de medidas anatômicas em relação à lateralidade do membro.
Lacertus, mediano, compressão
ANATÔMICO
Universidade Federal de Goias - Goiás - Brasil
RENATA DE ABREU PEDRA PEDRA, Mario Yoshihide Kuwae, Ricardo Pereira da Silva