Dados do Trabalho


Título / Title

EXTENSOR LONGO DO POLEGAR DUPLICADO: RELATO DE DOIS CASOS

Introdução / Introdution

A variação anatômica dos tendões extensores da mão é frequente. Contudo, em relação ao tendão extensor longo do polegar (ELP) há poucos casos descritos, fato atribuído à sua estabilidade embriológica, geralmente encontrados em dissecção de cadáveres.

Objetivo / Purpose

Reportar a ocorrência da duplicação do tendão do extensor longo do polegar em dois pacientes.

Material e Método / Material and Methods

Primeiro paciente é um estudante de medicina, masculino de 19 anos. Vítima de queda de bicicleta com fratura-luxação transestilo radial, transescafo, trans capitato, perilunar, transestilo ulnar no punho esquerdo. Durante a cirurgia notamos a duplicação do tendão extensor longo do polegar.
Segundo paciente é metaleurgico, masculino de 27 anos portador de lesão do ligamento escafo-semilunar no punho esquerdo, lado não dominante. Sem história de trauma. Durante o ato cirúrgico de reconstrução do ligamento, observamos a duplicaçnao do tendão extensor longo do polegar.

Resultados / Results

Apresentado os dois casos.

Discussão / Discussion

Anomalias anatômicas ocorrem com frequência relativamente alta na mão. Em relação ao extensor longo do polegar, há poucos relatos na literatura1. O primeiro deles data de 1864 por Wood2. Autores como Beatty3, Chiu4, Cohen e Haber5, Kaplan e Nathan6, De Greef e De Smet7 descreveram um tendão acessório entre o normal extensor longo do polegar e o extensor próprio do indicador. O caso clinico de Culver8 e o espécime dissecado por Cauldwell9 apresentavam um tendão aberrante que bifurca para o polegar e para o indicador e foi denominado "tendão extensor comum do polegar e indicador". Sawaizumi1 descreveu o tendão anômalo sobre o retináculo extensor e outro tendão, em túnel próprio, entre o primeiro e segundo compartimentos extensores, sendo notado ausência do extensor curto do polegar. Turker e Robertson10 abordaram três casos em que o tendão emergia do IV compartimento dorsal e cursava paralelo ao ELP, inserindo-se na base da falange distal. Abu-Hijleh11 denominou sua variante de extensor polegar terceiro, originando no IV compartimento e inserção na falange proximal. Christopher e Talbot12 publicaram, após um curso de dissecção em cadaveres, um caso de anomalia do extensor longo do polegar e outro de extensor próprio do indicador. Propuseram, então, uma classificação para abordar os casos de anomalia do ELP até então publicados.

Conclusão / Conclusion

Acreditamos que variações do padrão devem ser consideradas sobretudo em planejamento de transferências tendíneas ou acessos dorsais ao punho.

Palavras Chave / Keywork

extensor pollicis longus

Área

ANATÔMICO

Instituições

Hospital Lifecenter - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANTONIO TUFI NEDER FILHO, CARLUCCI MARTINS LOPES, LAIS GOMES LOPES TERRA BAGNO, FILIPE BORGES TEIXEIRA CARDOSO, AEDO SOUZA KHOURI DA SILVA, AURO SÉRGIO PERDIGÃO DE FARIA

Patrocinador Master

Medartis
Quantum

Patrocinador Ouro

Arthrex
DePuy Synthes
Helca
IOMED
Sterifarma
Unimed

Realização

Realização - SBCM

Secretaria Executiva

Fernanda Prestes Eventos

Apoio Institucional

SBOT

Apoio

CBV

Secretaria Comercial

CS Eventos

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

38º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DA MÃO

FÁBRICA DE NEGÓCIOS - FORTALEZA
15 a 18 de Agosto de 2018

Telefone (11) 5084-4246 | (11) 5081-7028

E-mail mao@fernandapresteseventos.com.br

E-mail + SBCM - Cirurgia da Mão