Dados do Trabalho


Título

SERIE DE CASOS: ANALISE DE 17 CASOS DE GLOMERULONEFRITE MEMBRANOSA (GNM) ATENDIDOS NO AMBULATORIO DO IAMSPE

Introdução

As glomerulopatias são a terceira causa de doença renal crônica dialítica no Brasil. Uma análise epidemiológica retrospectiva de biópsias renais no Brasil apontou a GNM como a segunda lesão glomerular primaria mais prevalente.A GNM pode ser idiopática ou secundaria e possui discreta predominância no gênero masculino. Pode ocorrer em qualquer idade, sendo a média entre 35-40 anos. A apresentação clínica clássica é a síndrome nefrótica. A evolução clínica é variável, assim como o prognóstico. Estudos demonstram a importância do receptor da fosfolipase A2 (PLA2R) na fisiopatologia da GMN, sendo expresso na membrana celular dos podócitos. O tratamento da síndrome nefrótica consiste de medidas gerais como restrição de sal, uso de diuréticos, de inibidores da enzima conversora da angiotensina e de estatinas. Vários esquemas de tratamento com imunossupressores são propostos na literatura e mais recentemente o Rituximab (RTX) pode ser uma alternativa segura nestes pacientes.

Material e Método

Foram revisados os prontuários dos ambulatórios de Nefrologia do IAMSPE atendidos entre 1999-2018. Os critérios de inclusão no trabalho eram casos de GNM confirmada por biópsia renal. Foram excluídos os casos de GNM decorrente de etiologia secundária (como Nefropatia Lúpica-NL). A avaliação dos resultados foi realizada através da análise dos seguintes dados: sexo, idade ao diagnóstico, creatinina e proteinúria ao diagnóstico, creatinina e proteinúria ao final do acompanhamento analisado e tempo total de acompanhamento, além do tratamento instituído.

Resultados

Obteveram-se 19 casos de GNM. Dois eram decorrentes de NL, e optou-se por exclui-los. Dos 17 pacientes, nove eram do gênero masculino e oito do feminino. A média de idade ao diagnóstico foi 57 anos no gênero masculino, de 52,1 anos no feminino e 54,7 anos quando considerados ambos os gêneros. A creatinina média encontrada ao diagnóstico foi de 1,09 mg/dl e a protenúria em 24h 7,57 g. No final da análise, a creatinina média foi 1,37 mg/dl e a protenúria em 24h foi 2,23 g. Em relação ao seguimento ambulatorial em tratamento conservador a média foi de 7,2 anos. Houve perda de seguimento de um paciente.Todos os pacientes receberam, em algum momento do acompanhamento ambulatorial, terapia anti-proteinúrica.

Discussão e Conclusões

As características clínicas, epidemiológicas e laboratoriais encontradas no serviço, bem como a evolução em relação à função renal não diferem dos levantamentos similares encontrados na literatura. A experiência com RTX ainda é restrita.

Palavras Chave

glomerulonefrite membranosa, glomerulopatias, nefrite

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

VERÔNICA RECHE RODRIGUES GAUDINO, DANIEL RINALDI DOS SANTOS