Dados do Trabalho


Título

Rabdomiólise Grave de etiologia medicamentosa: Gabapentina e a Sinvastatina como fatores desencadeantes

Introdução

A rabdomiólise se caracteriza por necrose muscular, resultando na mioglobinúria. As manifestações clínicas podem variar desde uma doença assintomática até uma condição de risco à vida como insuficiência renal aguda e distúrbios eletrolíticos. Existem diversas causas para o desenvolvimento da patologia.A rabdomiólise de causa medicamentosa consiste em drogas que acarretam no aumento das enzimas musculares. As estatinas e a gabapentina estão associadas às síndromes de miopatia com evolução a insuficiência renal aguda.

Material e Método

Relato de caso de um paciente renal crônico conservador, com rabdomiólise após uso da gabapentina e sinvastatina, em 3 meses de uso.Feito avaliação clínica e laboratorias. Realizado revisão de prontuário.

Resultados

J.B.S, 63 anos, hipertenso, diabético, vasculopata, com amputação prévia de membro inferior esquerdo, renal crônico conservador há 4 anos, queixou-se de fraqueza e mialgia de moderada intensidade de início há 3 dias, associado a oligúria há 1 dia. Realizado exames laboratoriais com CPK:248.676 mg/dL ;Creatinina:6,46 mg/dL;Uréia:246 mg/dL; e K:5,7. Foi diagnosticado com Doença Renal Crônica agudizada por Rabdomiólise. Evoluiu com piora da função renal e uma diurese de 100 ml em 24h após hidratação. Optado por hemodiálise. Feito investigação das causas de rabdomiólise, o paciente estava em uso há 3 meses de gabapentina, associado à sinvastatina. Realizado 15 sessões de hemodiálise e suspensão das medicações. O paciente após 6 meses, retornou com a função renal basal, em tratamento conservador.

Discussão e Conclusões

O caso supracitado demonstra uma elevação significativa dos níveis de CPK, associado a um quadro de oligúria,fraqueza e mialgia, levando o paciente a hemodialise.A gabapentina junto com a sinvastatina foram considerados os agentes causais, pelas razões de relação temporal entre início dos sintomas e uso de drogas administradas;resolução dos sintomas e achados laboratoriais após a descontinuação das medicações, além da hemodialise e ausência de causas alternativas. Segundo a FDA, 73,53% das pessoas apresentam rabdomiólise em menos de 1 mês de uso da gabapentina, sendo o grupo feminino mais atingido com 56,89% e o masculino com 43,11%. Atingindo 22,92% dos pacientes com 50-59 anos.
O desenvolvimento da miotoxicidade causado por tais drogas ainda necessitam de novos estudos, sendo necessário estudos miográficos e histopatologicos. Até então, é de grande valia o acompanhamento dos pacientes em uso dessas drogas e a suspensão dos mesmos após elevação do CPK.

Palavras Chave

Rabdomiólise ; Fármaco ; Insuficiência Renal Aguda

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

HOSPITAL DO SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA GOMES MOREIRA, ADRIANE GUBEISSI LODI, MARY CARLA ESTEVEZ DIZ