Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE PRESSAO ARTERIAL E PROTEINA EM SEDIMENTO URINARIO EM FEIRA DE SAUDE

Introdução

As doenças cardiovasculares representaram as causas de morte mais relevantes no mundo, entre elas, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). O controle da pressão arterial é imprescindível na prevenção da insuficiência renal crônica (IRC). A IRC é uma doença lenta e progressiva, que mantêm o paciente sem sintomas até que tenham perdido cerca de 50% de sua função renal.

Material e Método

Durante a Feira da Saúde, evento realizado pelo Centro Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, foram coletados dados que foram analisados através de um estudo transversal sobre o perfil clínico e laboratorial de voluntários de demanda. Foram atendidos 79 voluntários, que foram submetidos a aferição de pressão arterial e exame laboratorial quantitativo de urina. Por fim, foi realizada a tabulação e uma análise estatística destes dados.

Resultados

Dos 79 voluntários atendidos, 50% dos voluntários já apresentavam uma das doenças de base: HAS (20%), doença pulmonar (15%) e diabetes (10%). 65% dos voluntários apresentavam história familiar de doenças cardiovascular, incluindo HAS. Dentre todos os voluntários, 31% apresentavam ao menos uma pressão (sistólica ou diastólica) alterada. Considerando o exame quantitativo da urina, realizado através de destipik, 35% não apresentaram proteínas na urina, 59% apresentaram traço e 5% apresentaram 2 cruzes de proteínas na urina. DISCUSSÃO: Dos participantes desse estudo, 62% que apresentaram proteinúria tinham hipertensão como doença de base, traço que corrobora com a associação de proteinúria com a lesão glomerular. É de conhecimento que 6% dos pacientes desse estudo englobam, concomitantemente, dois grupos de riscos para possível doença renal crônica, sendo ela a diabetes mellitus (DM), visto seu potencial para ocorrência de lesão renal e a proteinúria em taxa acima do normal.

Discussão e Conclusões

Ressalta-se a ideia de que a proteinúria detectada por fita de emersão como fator i solado na avaliação de doenças renais não é critério diagnóstico padrão-ouro, porém é de extrema importância para indicar grupos de risco para a investigação de possíveis lesões renais.

Palavras Chave

HIPERTENSÃO ARTERIAL; PROTEINÚRIA; INSUFICIÊNCIA RENAL

Área

Hipertensão

Instituições

Centro Universitário São Camilo - São Paulo - Brasil

Autores

Laura Valquiria Ramos Maita, Carla Herrmann Monteiro, Mayara Ramos Buccolo, Marcela Vieira Camillo, Luiza Morais Oliveira, Erika Alves Araújo, Lucas José Antonio, Suemy Matos Hirokawa, Javé Oliveira Valdevino