Dados do Trabalho


Título

INFLUENCIA DO TABAGISMO AGUDO PASSIVO NA MORFOLOGIA VASCULAR RENAL

Introdução

Os rins são órgãos altamente vascularizados e a manutenção de suas funções depende diretamente de uma boa permeabilidade vascular. Caso contrário, haverá quebra da homeostase com repercussões sistêmicas. Fumantes tendem a apresentar lesões vasculares renais, porém a relação quanto à influência passiva do cigarro ainda não está totalmente esclarecida.

Material e Método

A queima dos cigarros realizou-se no equipamento automatizado denominado “Smoke Machine”. Para a obtenção dos rins utilizou-se solução salina tamponada 0,9% (PBS) e formaldeído tamponado 10%. Para a preparação histológica utilizou-se as colorações em Hematoxilina-Eosina e Picrosirus Red. A morfometria e estereologia foram analisadas por meio do microscópio Motic BS210 e o software Motic Images Plus® 2.0 foi o programa utilizado para as quantificações em nível estrutural. Os dados foram submetidos à análise de variância ANOVA e as comparações múltiplas pelo método de Tukey no software Bioestat 5.3.
Quarenta ratos machos Wistar foram divididos em dois grupos de 20 animais cada: Grupo Controle (GC) e Grupo Tabagista (GT). Cada grupo foi subdividido em 04 subgrupos de 05 animais, para parâmetros e comparação em diferentes tempos (07, 14, 21, 28 dias), em que somente os rins direitos foram analisados. O GT foi exposto à fumaça de 40 cigarros diários.

Resultados

Aumento da espessura da túnica adventícia e aumento da espessura vascular total do GT em todos os períodos estudados; aumento do volume de densidade vascular no GT em todos os períodos estudados, exceto no período de 07 dias.

Discussão e Conclusões

O presente estudo observou aumento do diâmetro vascular total no GT em todos os períodos estudados devido principalmente ao aumento da espessura da túnica adventícia. Esse significativo incremento pode ser justificado, segundo a literatura, devido a um mecanismo reativo de clivagem da adventícia, em que fibroblastos seriam estimulados, por agentes pró-inflamatórios, a sintetizar novo colágeno, como forma de recompor a estrutura dessa túnica. Além disso, o aumento significativo da densidade vascular no GT obtido no presente trabalho concorda com estudos clínicos e experimentais cujos resultados apontam para uma angiogênese renal em tabagistas como meio de restaurar o tecido renal na vigência da injuria provocada pelas substâncias lesivas provenientes da fumaça do cigarro.
A partir desses resultados, concluímos que o tabagismo passivo influência negativamente na vascularização renal, com efeitos similares aos descritos na literatura.

Palavras Chave

Tabagismo passivo; glomérulo; filtração glomerular; endotélio.

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ - São Paulo - Brasil

Autores

BARBARA VALTUDES NOGUEIRA THAL, César Alexandre Fabrega Carvalho , Carlos Alberto Moraes, Júlia Veronese Bannwart