Dados do Trabalho


Título

Rabdomiólise seguida de lesão renal aguda após crise convulsiva

Introdução

A rabdomiólise é uma síndrome clínica laboratorial aguda, decorrente da lise das células musculares esqueléticas, com liberação de toxinas no sistema circulatório. Causada, principalmente, por traumas musculares e, raramente, por convulsões. Este relato aborda um caso de um adolescente previamente saudável, que após uma crise convulsiva, de etiologia desconhecida, desencadeou uma rabdomiólise que progrediu, rapidamente, para uma Insuficiência Renal Aguda (IRA).

Material e Método

FSGC, 18 anos, sexo masculino, faiodermo, natural e procedente de Barbacena-MG deu entrada no hospital após uma crise convulsiva, tônico-clônica, generalizada, não havendo concussão. Foi submetido a ultrassonagrafia à beira do leito que demonstrou rins de tamanho normal, sem alterações córtico-medulares e a exames laboratoriais que revelaram uma creatininafosfoquinase (CPK) acima do limite máximo de leitura do equipamento (20000 U/L). Valor de referência: 19 a 72 U/L. O paciente evoluiu com um quadro de anúria que culminou para uma falência renal aguda causada por uma provável necrose tubular aguda, sendo tratado com antiepilético (Fenitoína) e hemodiálise.

Resultados

Não se aplica.

Discussão e Conclusões

Uma única crise convulsiva, como no caso relatado, geralmente não causa rabdomiólise. A maioria dos casos descritos na literatura envolve mais de um episódio de convulsão ou um único episódio associado ao uso de drogas ilícitas e álcool. O diagnóstico de rabdomiólise consiste nos achados clínicos e laboratoriais de CPK com limites de 10 a 50 vezes superior ao valor normal. Os efeitos da rabdomiólise, com intensa liberação de mioglobina no paciente apresentado, desencadeou uma falência renal aguda, provavelmente associada à necrose tubular aguda.
A característica marcante deste caso foi o desenvolvimento de insuficiência renal aguda, desencadeada por rabdomiólise, após uma única convulsão sem evidência de trauma direto. Ressalta-se, assim, a relevância de discutir esse caso no meio médico e acadêmico.

Palavras Chave

Insuficiência renal aguda; rabdomiólise; convulsão

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA - FUNJOBE - Minas Gerais - Brasil, FUNDAÇÃO HOSPITALAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FHEMIG - Minas Gerais - Brasil

Autores

José Muniz Pazeli Junior, Lucas Augusto Moris Afonso, Maria Luiza Ferraz Pereira, Isabela Cássia Maia do Nascimento, Rachel Rodrigues Pereira