Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE QUEBRA-NOZES EM CRIANÇA COM LITÍASE RENAL E HEMATÚRIA: RELATO DE CASO

Introdução

A Síndrome de Quebra-Nozes (SQN) é causada pela compressão da veia renal esquerda em seu trajeto entre as artérias aorta abdominal e a mesentérica superior com diagnóstico tardio e difícil. Objetivo: Relatar caso de SQN em paciente pediátrico com hematúria recorrente.

Material e Método

Relato de caso baseado em revisão de prontuário.

Resultados

Relato de caso: Paciente masculino, seis anos, natural de Montes Claros/Minas Gerais, compareceu ao ambulatório de nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros, acompanhado da mãe. Apresentava há 02 meses hematúria, disúria e dor em região periumbilical. Exame físico: FC: 112 bpm, FR: 18 irpm, Peso: 20 kg, Altura: 1,19 cm, hidratado, normocorado, afebril, anictérico, restante do exame físico sem alterações. Foi realizada extensa avaliação propedêutica com exame de urina evidenciando hematúria (40 hemácias/campo), proteinúria (+1/+4), hipocitratúria (221 mg/24h (VR: 320-1240)), sem dismorfismo eritrocitário, além de perfil hepático, coagulograma, hemograma e estudo metabólico, todos sem anormalidades. Foi solicitado Doppler de artérias renais demonstando rins de dimensões e parênquimas normais, nefrolitíase não obstrutiva bilateral e ausência de sinais diretos de estenose de artérias renais, concluindo-se achados condizentes com SQN. Diante disso, foi solicitado AngioTC de Abdome Total revelando nefrolitíase não obstrutiva bilateral, redução da distância aorta mesentérica e do ângulo aórtico mesentérico, achados compatíveis com SQN. Concluiu-se, assim, os diagnósticos de SQN, nefrolitíase e hipocitratúria. Prescreveu-se Citrato de Potássio 20 mEq e orientado quanto a importância do ganho de peso para incremento de tecido adiposo retroperitoneal e consequente aumento do ângulo aórtico mesentérico e redução da compressão da veia renal. Paciente permanece em acompanhamento no ambulatório de nefrologia.

Discussão e Conclusões

A SQN é uma rara causa de hematúria não dismórfica e deve ser considerada sempre que a propedêutica inicial não mostrar uma causa compatível com o quadro hematúrico. Assim, no caso em questão, foi considerado que a litíase renal não justificava o quadro de hematúria do paciente, passando-se a considerar a hipótese de SQN.

Palavras Chave

Síndrome de quebra-nozes; Hematúria; Nefrolitíase; Nefrologia

Área

Nefrologia pediátrica

Instituições

Hospital Universitário Clemente de Faria - Minas Gerais - Brasil, Universidade Estadual de Montes Claros - Minas Gerais - Brasil

Autores

Laniel Aparecido Bueno, Sérgio Fabiano Vieira Ferreira, Andreza Ritiele Alves Pereira, Luíza Maria Lima Cangussu, Marco Túlio Ferreira Gondin Guimarães, Yan Barreto Brito, João Paulo de Souza Quaresma