Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DE VIDA DE CUIDADORES DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM HEMODIALISE

Introdução

A Kidney Disease Improving Global Outcomes (KDIGO) define doença renal crônica (DRC) como anormalidades da estrutura ou função renal, presente por 43 meses, com implicações para saúde (KDIGO, 2013). Quando a TFG se encontra entre 15 ml/min/1,73m² denominamos estágio 5 ou dialítico. Nesse estágio há indicação do paciente iniciar alguma alternativa dialítica. O tratamento hemodialítico muda toda a dinâmica de vida dos doentes e familiares envolvidos. As limitações e a dependência do indivíduo doente determinam a necessidade de assistência e cuidado.

Material e Método

Este estudo foi desenvolvido para avaliar como o cuidador expressa suas experiências no convívio com o renal crônico em hemodiálise e como isso afeta sua qualidade de vida. Visamos expandir o conhecimento sobre a relação paciente-cuidador e a qualidade de vida do cuidador de pacientes renais crônicos em hemodiálise. Foram entrevistados 12 cuidadores de pacientes renais crônicos que acompanhavam a hemodiálise no 3º turno durante às segundas, quartas e sextas-feiras no Centro de Diálise e Transplante Renal (CDTR) do Hospital Santa Lucinda em Sorocaba. Critérios de inclusão: todos aqueles se voluntariaram e que possuíam cuidador. Critérios de exclusão: cuidadores que não aceitaram responder a entrevista.

Resultados

A amostra obtida dos pacientes teve n=24, porém dos cuidadores a amostra obtida teve n=12, apenas 12 foram entrevistados, pois 6 pacientes não possuíam cuidador e 6 cuidadores não se voluntariaram a responder a entrevista. A média de concordância geral entre os binômios paciente-cuidador (BPC) de todas as respostas da entrevista foi de 47,8%, conotando pouca sintonia entre o paciente e o cuidador.

Discussão e Conclusões

O Binômio Paciente-Cuidador (BCP) é uma relação construída através de uma necessidade repentina não permitindo um preparo ou educação do cuidador imposto. Esse cuidador, além de não possuir preparo, não tem conhecimento sobre a Doença Renal Crônica, o que dificulta ainda mais essa relação. Somado a isso, a sobrecarga causada pela rotina dos cuidados, faz com que esse cuidador passe a apresentar problemas de saúde e emocionais, inclusive abandono do emprego ou da vida social. Portanto, o apoio emocional e educacional da equipe de saúde, não só é necessária para o doente, como para seu cuidador, sendo necessário um curso de aprendizagem básica para os cuidados necessários e apoio nutricional e psicológico para esse cuidador que espera seu paciente nos dias de hemodiálise.

Palavras Chave

Insuficiência renal crônica; qualidade de vida; cuidador.

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Marcela Cristina Enes