Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE PROTOTIPO DE NOVO DISPOSITIVO PERMANENTE (BHIODIAP®) PARA IMPLANTE DE CATETER DE DIALISE PERITONEAL

Introdução

A dialise peritoneal foi desenvolvida no Canada nos anos 50 é uma forma eficiente de tratamento dos doentes portadores de insuficiência renal crônica e aguda. Para a realização há a necessidade de se implantar de um cateter na cavidade abdominal. A diálise peritoneal (PD) também foi sugerida como uma modalidade de diálise eficaz e segura em pacientes com lesão renal aguda (IRA). A DP é eficiente e de menor custo que a hemodiálise dialise.
O cateter da DP mais utilizado é o Cateter de Tenckoff e a inserção do cateter na cavidade abdominal é feita ou por um cirurgião ou um nefrologista e pode ser um procedimento sob anestesia geral ou local. Com esta técnica é necessário esperar 2 a 4 semanas, após a inserção, para iniciar a dialise tempo este necessário para a cicatrização do procedimento cirúrgico.

Material e Método

O trocáter desenvolvido consiste em um conjunto (1) com dois corpos de formato cilíndrico, com chanfro na extremidade para viabilizar a perfuração durante o procedimento médico. Os corpos cilíndricos apresentam manopla para possibilitar e auxiliar o movimento de desacoplamento do cateter de dialise peritoneal (2) do conjunto.
O primeiro corpo (3) consiste em uma casca dotada de uma abertura na parte superior (7), onde será realizado o desacoplamento do cateter. O segundo corpo cilíndrico (4) apresenta na região interna a disposição de um par de condutos cilíndricos, um fechado (6), para a inserção da ótica de videolaparoscopia, viabilizando a inserção guiada por visão do conjunto no corpo do paciente, e um aberto (5), para viabilizar o desacoplamento do cateter através da rotação entre os dois corpos após o perfeito posicionamento.

Resultados

Varias foram as observações do Protótipo Inicial sendo: Dificuldade de introduzir e penetrar na cavidade abdominal pois a ponta não apresentava devidamente afiada. Necessidade de fazer um pnemoperitonio. Passagem da ótica de 3 mm foi viável. Não foi possível a passagem do cateter de Tenckoff conforme era previsto no projeto inicial. Este fato deveu-se ao diâmetro do DIAP não permitir a passagem do Cuff.. Essa dificuldade observado pelos engenheiros da BIOSUPLY levou – nos a aprimorar dispositivo pare ser testado na segunda fase do projeto piloto experimental

Discussão e Conclusões

O Dispositivo é viavel e deverá ser aprimorado por bioengenharia e novos testes em projeto piloto
Este projeto foi patenteado e recebeu o Premio Inovação Tecnológica em 2017 pela Sociedade Beneficiente Israelita Albert Einstein.

Palavras Chave

Dialise Peritoneal - Cateter de Tenckoff - Nova tecnologia

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

Hospital do Rim - UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Laercio Gomes Lourenço, Alessandro De Rinaldis, Fernando Augusto Matavelli, Renato Aurelio Samea, Julio Frias Dias, Paulo Roberto Walter Ferreira, Edison Martins Silva Jr