Dados do Trabalho


Título

FATORES DE RISCO PARA MORTALIDADE EM PACIENTES ONCOLOGICOS COM DOENÇA RENAL CRONICA

Introdução

Apesar da alta prevalência de doença renal crônica (DRC) em pacientes com câncer, poucos estudos avaliaram especificamente essa população. O objetivo deste estudo foi avaliar os fatores preditores de mortalidade em pacientes com câncer e DRC.

Material e Método

Entre 397 pacientes ambulatoriais com câncer encaminhados para avaliação de nefrologia entre 2009-12 no nosso serviço, 202 foram incluídos nesse estudo pois preencheram os critérios para DRC segundo as definições do KDIGO e tiveram seguimento pela nefrologia de pelo menos 3 meses. Os dados clínicos e laboratoriais foram recuperados dos prontuários médicos. A análise dos fatores preditores de mortalidade foi realizada através da regressão de Cox.

Resultados

Durante um período médio de seguimento de 3,9 ± 2 anos, a taxa de mortalidade observada foi de 57%. Pela análise da regressão de Cox, a albumina sérica (aHR = 0,38; IC 0,28-0,54, p <0,001), quimioterapia em curso (aHR = 0,61; CI 0,38-0,97, p = 0,038) e progressão da DRC (aHR: 2,54; IC 2,54-4,18, p <0,001), definido como um declínio na TFG estimada superior a 5ml/min/1,73m2/ por ano, foram os preditores independentes de mortalidade em nossa população. Vale ressaltar, que a piora da função renal permaneceu como um fator de risco independente para mortalidade mesmo após ajustes para presença de metástase e índice de Karnofsky.

Discussão e Conclusões

Pacientes com câncer e DRC têm um mau prognóstico. Albumina sérica, quimioterapia em curso e progressão da DRC foram fatores independentes mortalidade. Além disso, a presença de doença cardiovascular, diabetes ou hipertensão, tradicionais fatores de risco para mortalidade para pacientes com DRC, demonstraram não ser relevantes nessa população.

Palavras Chave

doença renal crônica, onconefrologia, câncer

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Insituto do Câncer do Estado de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Elerson Carlos Costalonga, Renato Antunes Caires, Francisco Mattedi, Marcella Frediani Martins, Verônica Torres Costa e Silva