Dados do Trabalho


Título

FATORES DE RISCO PARA HEMODIALISE EM PACIENTES COM CANCER E DOENÇA RENAL CRONICA

Introdução

Pacientes com câncer têm alta prevalência de doença renal crônica (DRC), tanto pela presença de comorbidades cardiovasculares quanto pelo efeito de complicações do câncer e seu tratamento. Apesar da alta prevalência, não há estudos analisando as causas, complicações e desfecho da DRC nessa população. O principal objetivo deste estudo foi avaliar os fatores prognósticos para progressão para hemodiálise (HD) em uma coorte de pacientes com câncer com DRC.

Material e Método

Entre 397 pacientes ambulatoriais com câncer encaminhados para avaliação da nefrologia no nosso serviço entre 2009-12,
202 preencheram a definição do KDIGO para DRC e foram acompanhados pelo menos por 3 meses, sendo incluídos nessa análise. Os dados clínicos e laboratoriais foram retrospectivamente recuperados dos prontuários dos pacientes. O desfecho primário foi definido como progressão para HD durante o seguimento. A análise regressão de Cox foi utilizada para examinar os fatores de risco associados ao desfecho principal do estudo. Além disso, avaliamos a capacidade da Kidney Risk Failure Equation em predizer a progressão para hemodiálise nessa população.

Resultados

Ao longo de um período médio de seguimento de 3,7 ± 2,3 anos, 10% dos pacientes progrediram para HD. Na análise univariada, a idade, hipertensão, albuminúria > 300 mg/g e nefropatia diabética foram significativamente (p<0,05) associados com o desfecho. Na análise de regressão de Cox, o risco de progressão da DRC medido através da Kidney Risk Failure Equation (aHR = 1,05; IC95% 1,03-1,06, p <0,001) foi o mais forte preditor de HD na nossa população, mesmo após ajuste para a presença de nefropatia diabética.

Discussão e Conclusões

Nesta coorte, fatores de risco tradicionais como hipertensão, diabetes e albuminúria foram associados a um maior risco de hemodiálise na análise univariada. Além disso, a Kidney Risk Failure Equation, uma ferramenta para avaliação de risco de progressão da DRC validada em diversas populações, também se mostrou um bom instrumento para identificar indivíduos com maior risco de evolução para hemodiálise na populcão de pacientes com câncer com DRC.

Palavras Chave

doença renal crônica, onconefrologia

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Elerson Carlos Costalonga, Renato Antunes Caires, Francisco Mattedi, Marcella F Martins, Verônica Torres Costa e Silva