Dados do Trabalho


Título

GESTAÇAO NA NEFROPATIA DA IGA PRIMARIA: EVOLUÇAO DE 9 CASOS

Introdução

A ocorrência de gestação em pacientes com nefropatia da IgA primária (NIgA) aparentemente não se associa a maior risco de complicações renais e obstétricas. Todavia, a proteinúria mais intensa pode acarretar maior chance de pré-eclâmpsia. No entanto, são poucos os estudos que investigaram o desfecho renal e da gravidez em pacientes com NIgA.

Objetivos: avaliar o curso da gestação, da nefropatia e das condições do neonato no nascimento em pacientes com NIgA em hospital de alta complexidade.

Material e Método

Estudo retrospectivo em que foram revisados prontuários médicos para análise de dados de função renal, do curso da gestação e do neonato no nascimento.

Resultados

Dentre 50 casos de mulheres com NIgA em idade fértil, 13 apresentaram registro de gravidez. Destas, 4 foram excluídas e 9 efetivamente estudadas em 10 gestações. Na ocasião da biópsia a idade das pacientes foi de 24,4 + 6,3 anos; creatinina: 1,04 + 0,31 mg/dL; albumina: 3,48 + 0,48 g/dL; proteinúria: 3,7 + 4,2 g/24 h. O tempo desde a biópsia até o desfecho da gestação foi de 27,4 + 19,9 meses. Pré-eclâmpsia, hipertensão arterial e aumento da proteinúria ocorreram em 6 pacientes. A idade gestacional no nascimento foi de 38,3 + 2,9 semanas, o peso de 3172 + 1198,4 g e o comprimento de 46,3 + 5,6 cm. Nenhum neonato teve Apgar inferior a 8. Como desfecho renal no longo prazo (média: 26,5 + 20,7 meses), duas pacientes tiveram remissão total da nefropatia, quatro permaneceram inalterados e em duas pacientes houve piora da função renal. Uma paciente não teve seguimento renal registrado.

Discussão e Conclusões

NIgA esteve associada a maiores taxas de complicações da gestação, menor peso e comprimento do neonato no nascimento e a maiores riscos de piora da nefropatia no longo prazo. Estes resultados podem ser consequência da triagem de pacientes com maior risco a este Hospital, que prioriza doenças com alta complexidade.

Palavras Chave

nefropatia da IgA primária, gravidez, neonato, função renal

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP - São Paulo - Brasil

Autores

Beatriz Pascuotte, José Simon Camelo Jr, Ricardo Carvalho Cavalli, Roberto Silva Costa, Osvaldo Merege Vieira Neto, Márcio Dantas