Dados do Trabalho


Título

MIELOMA MÚLTIPLO EM PACIENTE COM DOENÇA RENAL CRÔNICA DIALÍTICA DE ETIOLOGIA HIPERTENSIVA: RELATO DE CASO

Introdução

O mieloma múltiplo é uma doença rara e de diagnóstico muitas vezes tardio, o que dificulta e atrasa o início do tratamento. Os sinais e sintomas são variados e inespecíficos, devendo o médico estar sempre atento a possibilidade do diagnóstico.

Material e Método

As informações foram obtidas por revisão do prontuário, entrevista com o paciente e revisão da literatura.

Resultados

Masculino, 65 anos, em hemodiálise devido à nefroesclerose hipertensiva. Após 5 meses em hemodiálise, apresentou hematúria macroscópica, associado a náuseas, vômitos e hiporexia. Urina rotina apenas com hematúria. O exame ultrassonográfico evidenciou bexiga espessada, sem excluir lesões ou vegetações. Realizado tomografia computorizada de abdome, com cisto renal Bosniak I a esquerda, acentuado espessamento e irregularidade difusa das paredes da bexiga. Apresentou resolução espontânea da hematúria, mantendo hiporexia e vômitos e evoluindo com perda ponderal significativa. Devido alteração de função hepática, hiperbilirrubinemia e ferritina elevada, suspendeu-se o sulfato ferroso em uso. Porém, a função hepática manteve-se em gradativa elevação. Apresentou hemorragia digestiva alta, com evidência de gastrite endoscópica enantemática antral moderada e úlceras duodenais ativas, com necessidade de hemotransfusão. A ressonância magnética abdominal mostrou hipossinal no fígado, baço e medula óssea (MO) das estruturas avaliadas; ascite de pequeno a moderado volume; derrame pericárdico de grande volume e derrame pleural bilateral de moderado volume. O ecocardiograma transtorácico foi sugestivo de doença infiltrativa, com derrame pericárdico acentuado e FE 68%. Realizado eletroforese de proteínas séricas, com picos alfa 1 e alfa 2 e imunofixação de proteínas com imunoglobulina G/L e cadeia leve lambda isolada. Foi encaminhado para a biópsia de MO, confirmando o diagnóstico de mieloma múltiplo. Após 4 meses de investigação, o tratamento foi iniciado com decadron, velcade e ciclofosfamida, com controle da doença. Paciente evoluiu com melhora clínica e queda dos níveis das enzimas hepáticas.

Discussão e Conclusões

O mieloma múltiplo pode causar a perda da função renal, levando o paciente a iniciar a terapia renal substitutiva. Contudo, é importante salientar que pacientes em hemodiálise devido a outras lesões primárias, podem desenvolver a doença. O nefrologista deve considerar todas as possibilidades, visto que o doente renal crônico apresenta sintomas e alterações laboratoriais que podem se confundir no momento do diagnóstico daquela doença.

Palavras Chave

Doença renal crônica, mieloma múltiplo, nefroesclerose hipertensiva

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Universidade de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Thaís Chiari Paravela, Roberta Fernandes Fachin, Julia Sanches Gimenez, Hélida Cristina O Silva, Vanessa Ciccilini Guerra Mochiuti