Dados do Trabalho


Título

COMPORTAMENTO DA PROTEINURIA EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL DO DIABETES, PROTEINURIA IMPORTANTE, DISAUTONOMIA E HIPERTENSAO ARTERIAL NA POSIÇAO SUPINA FRENTE AO USO DE CRONOTERAPIA E ELEVAÇAO DE DECUBITO DURANTE O SONO

Introdução

A hipertensão arterial (HA) constitui fator preponderante para a progressão de proteinúria nos pacientes com doença renal do diabetes (DRD). Esses pacientes apresentam elevada prevalência de alterações do ciclo sono-vigília da PA, seja o descenso noturno atenuado ou mesmo elevações de valores de PA durante o sono. Quando eles apresentam disautonomia, pode haver a presença de valores normais ou baixos de PA em ortostase e na posição sentada, e hipertensão arterial na posição supina (HS), dificultando o controle pressórico. O uso da cronoterapia (redistribuição das medicações anti-hipertensivas priorizando a administração noturna das mesmas) e da elevação da cabeceira da cama durante o sono são medidas clínicas factíveis de serem aplicadas que podem contribuir para controle de HS . Objetivo: Avaliar a resposta da proteinúria em pacientes com DRD, proteinúria importante, disautonomia e HS frente ao uso de cronoterapia e elevação de decúbito durante o sono.

Material e Método

Realizado um estudo observacional, tipo caso-controle retrospectivo. Foram incluídos nove pacientes consecutivos, que apresentavam DRD, proteinúria importante, disautonomia e HS no grupo intervenção, nos quais foram aplicadas medidas direcionadas para o controle da HS, isto é, cronoterapia e elevação da cabeceira da cama em seis graus com dois tijolos sólidos durante o sono. Estes pacientes foram comparados com um grupo controle histórico, constituído por oito pacientes, com características clínicas semelhantes, porém sem receber medidas direcionadas para o controle de HS. Foram avaliadas variáveis clínicas e laboratoriais, incluindo o comportamento da proteinúria.

Resultados

O grupo intervenção teve queda dos níveis de proteinúria de modo expressivo quando comparado ao grupo controle, convertendo proteinúrias nefróticas em não nefróticas (índice proteinúria/creatininúria, em g/g, em amostra isolada do grupo intervenção: 8,81 ± 5,07 inicial para 2,18 ± 2,00 final, delta -6,64 ± 3,98 ; grupo controle: 3,67 ± 3,28 inicial para 6,41 ± 3,28 final, delta 2,74 ± 5,54 ), com significância estatística (p=0.001). Todos os paciente estavam em uso de IECA ou BRA e as alterações do ciclo sono-vigília foram frequentes nos dois grupos.

Discussão e Conclusões

A cronoterapia pode contribuir para restaurar o descenso noturno da PA durante o sono, e a elevação de decúbito pode auxiliar no controle da PA neste período. Essas duas medidas voltadas para o controle da HS associaram-se com redução expressiva de proteinuria nos pacientes do grupo intervenção.

Palavras Chave

Doença renal do diabetes, proteinúria, hipertensão arterial na posição supina, disautonomia, hipertensão noturna

Área

Hipertensão

Instituições

UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Guilherme Palhares Aversa Santos, Luis Cuadrado Martin, Vanessa Burgugi Banin, Alexandre Minetto Brabo