Dados do Trabalho


Título

RESSIGNIFICANDO A DOENÇA RENAL CRONICA POR MEIO DAS HABILIDADES PARA A VIDA E DO RECURSO AUTOBIOGRAFICO

Introdução

A necessidade do olhar humanizado e a disseminação de práticas assertivas com finalidade de alcançar pessoas acometidas por diversas patologias e reféns da dependência de hospitais, centros de saúde e outros meios nos quais buscam tratamentos que viabilizam a melhora/cura de tais enfermidades, aponta para o surgimento de novas formas de intervir e tratar o conceito “saúde” e “doença” sob novas perspectivas. Para tanto esse trabalho refere-se à realização do projeto Biografia, onde graduandos do curso de Psicologia da Universidade de Franca têm trabalhado os fenômenos adjacentes do nível de atenção secundária, uma vez que o enfoque da clinica Nefrológica da cidade do interior paulista se direciona para pessoas que já possuem diagnóstico de insuficiência renal e outras comorbidades, e que já recebem tratamento por meio dos procedimentos de hemodiálise. A pesquisa se fundamenta teoricamente nas Habilidades para a Vida, previstas na OMS, em especial o autoconhecimento, manejo de emoções, pensamento criativo, pensamento critico, tomada de decisões, resolução de conflitos e por fim a comunicação assertiva. O trabalho contemplará ainda além dos pacientes da clinica, os profissionais que compõem a equipe que os atende.

Material e Método

Os materias utilizados durante o projeto são: e.v.a, papel cartão, giz de cera, recortes de revista, lápis de cor, tinta e pincel. O método consiste em uma pesquisa de campo, onde os participantes, por meio de seus relatos de vivências e experiências durante o processo hemodialítico, irão compor o conteúdo do livro contando fragmentos de suas histórias de vida. Todos confeccionarão a própria capa e contra capa do seu livro, com o uso dos materias de arte terapia e ao final haverá o lançamento do livro.

Resultados

Durante as entrevistas iniciais denota-se que os pacientes em sua grande maioria, possuem prospectivas de vida para o futuro e destacam que almejam seguir com as adaptações necessárias para a manutenção da qualidade de vida e saúde. Muitos deles mencionaram a importância do estabelecimento de vínculos entre os profissionais e pacientes e também dos familiares que são fonte e rede de apoio para seguirem em frente no decorrer do processo.

Discussão e Conclusões

Os resultados preliminares apontam grande adesão dos pacientes e profissionais ao projeto, pois estes têm relatado a importância e a ressignificação que o processo do adoecimento renal crônico propicia para ambos os polos.

Palavras Chave

Promoção de Saúde; Psicologia da Saúde; Qualidade de vida; Insuficiência Renal Crônica.

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

UNIVERSIDADE DE FRANCA - São Paulo - Brasil

Autores

FELIPE SANTOS DA SILVA, LIANDRA APARECIDA ORLANDO CAETANO, JOICE NAIARA DOS SANTOS, CARINA FALEIROS RIBEIRO LOPES, FABIANA SPIRLANDELI DOMENICE, LÍGIA PERES TOZATI, LUCIENE CARRIJO