Dados do Trabalho


Título

NEFROPATIA MEMBRANOSA SECUNDARIA A SIFILIS: RELATO DE 2 CASOS E REVISAO DE LITERATURA.

Introdução

A Sífilis é uma doença infeciosa sexualmente transmissível que voltou a crescer no Brasil. O acometimento renal é raro, podendo acontecer como nefropatia membranosa na maioria dos casos.

Material e Método

Relato de 2 casos recentes de sífilis com acometimento renal

Resultados

Caso 1: Homem, 18 anos, sem antecedentes conhecidos, procura atendimento por quadro de edema de membros inferiores, seguido de surgimento de lesões eritematosas em membros superiores e inferiores e artralgia. Diagnosticado com sífilis e prescrito tratamento ambulatorial. Porém, como os exames evidenciaram proteinúria nefrótica, foi encaminhado para progredir investigação. Em exames iniciais a creatinina era 1.13 e ureia 40, urina 1 com proteínas >1g/L ,4 leucócitos/campo e 2 hemácias/campo, proteinúria 4,8g/24h, FAN não reagente, Anti-DNA não reagente, complemento normal, colesterol 275mg/dL e LDL 194 mg/dL. Anticardiolipina IgM reagente, sorologias para Hepatite C, B e HIV negativas, VDRL 1/128 com FTABS Reagente.
Realizada biópsia renal com achado de Nefropatia Membranosa com depósitos de IgG, IgA, IgM, C1Q e C3, em capilar glomerular. Realizado teste para AntiPLA2R que resultou negativo.
Caso 2: Homem , 38 anos, com diagnóstico recente de Diabetes Mellitus, com quadro de edema em membros inferiores e presença de espuma na urina há 2 semanas.Sem hipertensão, exames iniciais demonstraram a presença de proteinúria nefrótica (6,3g/24h), Urina sem hematúria, creatinina 0,81mg/dL e ureia 30mg/dL, albumina 3,3g/dL, sem hipercolesterolemia, Hemoglobina glicada 10,9%, sorologias para Hepatite B, C e HIV negativas, VDRL 1/128 com FTABS positivo. Submetido à biopsia renal que evidenciou Nefropatia Membranosa e Esclerose segmentar e Focal, com depósitos de IgG, C3, C1q, padrão granular em capilares glomerulares.

Discussão e Conclusões

A sífilis tem aumentado significativamente sua incidência e mesmo acometimentos raros como os renais voltaram a acontecer. A ausência de investigação de sífilis em casos de síndrome nefrótica pode ter consequências graves, como a ausência de instituição de terapia antibiótica e a instituição de terapia imunossupressora.Com isso, casos de síndrome nefrótica com diagnóstico histológico de glomerulonefrite membranosa, especialmente os com imunofluorescência mais rica e ocorrência em jovens devem ter o diagnóstico de sífilis investigado. Ambos os casos apresentaram remissão clínica apenas com o tratamento da sífilis, assim como o comportamento encontrado na literatura e não foram submetidos à imunossupressão.

Palavras Chave

Sífilis, Nefropatia Membranosa, Glomerulonefrite Membranosa, Síndrome Nefrótica

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

HC-FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Fábio Morbin Torres, Rafael Alencar Soares de Souza, Fábio De Azevedo Reis , Lívia Barreira, Cristiane Bitencourt Dias, Luis Yu, Lecticia B. Jorge, Viktoria Woronik