Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DOS FATORES PREDISPONENTES PARA DISFUNÇAO RENAL EM MILITARES DA AERONAUTICA DE CURITIBA-PR

Introdução

A profissão militar tem como um dos seus pilares o constante estímulo para o cuidado com a saúde e a manutenção da higidez física do militar. O presente trabalho objetiva identificar os fatores predisponentes para disfunções renais em militares da Aeronáutica lotados na cidade de Curitiba-PR que, porventura, contribuam para complicações futuras no estado de saúde desses militares e necessitem de recursos terapêuticos de maior complexidade.

Material e Método

Metodologia utilizada de estudo observacional de caráter descritivo e transversal, com dados coletados através da aplicação de questionário contendo dados clínicos e epidemiológicos específicos associados a exame físico sumário e complementado por exames laboratoriais de glicemia e fita reagente de urina. Os militares avaliados participaram através de demanda espontânea após divulgação de campanha específica de prevenção realizada no mês de março de 2018.

Resultados

A amostra consiste em 58 militares, sendo 49 na situação de atividade. Analisando somente os militares da ativa, predominaram os do sexo masculino (77,5%) e aqueles com idade entre 20-40 anos (57,1%). O histórico clínico revela que 14,28% possuem hipertensão arterial sistêmica (HAS) e 4,08% apresentam antecedentes pessoais de alguma doença renal. Observou-se um total de 36,73% dos militares na classificação de sobrepeso e 10,2% com índice de obesidade. Na avaliação da urina, 14,28% apresentou hematúria e 6,12% resultou em exame com proteinúria.

Discussão e Conclusões

Apesar da necessidade do cuidado continuado em saúde por força da profissão, o resultado evidencia significativa prevalência de HAS e obesidade, devendo estes fatores serem combatidos de modo prioritário para prevenir complicações futuras.

Palavras Chave

Disfunção renal, Militares, Força Aérea Brasileira

Área

Nefrologia Clínica

Instituições

Força Aérea Brasileira - Paraná - Brasil

Autores

Klinger Ricardo Dantas Pinto, Gleice Gatti Bottarelli, Carolina Monteguti Feckinghaus, Fábio Kendi Kunitake, Polyana Takemiya Fantinato, Vicente Cordeiro Netto, Marcos Kentaro Adachi