Dados do Trabalho


Título

APLICABILIDADE DE NOVO DISPOSITIVO PERMANENTE (BHIODIAP®) PARA IMPLANTE DE CATETER DE DIALISE PERITONEAL: ESTUDO EXPERIMENTAL EM SUINOS.

Introdução

A dialise peritoneal foi desenvolvida no Canadá nos anos 50 por Joseph Tenckoff que propos utilizar a membrana peritoneal para substituir a função renal. Outro importante aspecto é o custo menor que a hemodiálise dialise (Lee at., 2017). Várias são as vantagens da DP, Entre elas e uma das principais é a possibilidade de maior autonomia pessoal, consequentemente melhor qualidade de vida.

Material e Método

Foram utilizados como modelo experimental suínos adultos fêmeas. Os animais do CETEC foram submetidos a anestesia. O dispositivo desenvolvido agora chamado de Trocáter BHIODIAP® consiste em um conjunto com dois corpos de formato cilíndrico, com chanfro na extremidade para viabilizar a perfuração durante o procedimento médico. Os corpos cilíndricos apresentam manopla para possibilitar e auxiliar o movimento de desacoplamento do cateter de dialise peritoneal do conjunto. O primeiro corpo consiste em uma casca dotada de uma abertura na parte superior, onde será realizado o desacoplamento do cateter. O segundo corpo cilíndrico apresenta na região interna a disposição de um par de condutos cilíndricos, um fechado, para a inserção da ótica de videolaparoscopia, viabilizando a inserção guiada por visão do conjunto na parede abdominal, e um aberto, para viabilizar o desacoplamento do cateter através da rotação entre os dois corpos após o perfeito posicionamento.

Resultados

Esse dispositivo simples permitiria que tanto cirurgiões quanto nefrologista, apos breve treinamento, inserir o cateter com segurança e rápida utilização. Evitando assim a necessidade de uma estrutura hospitalar mais sofisticada (Centro Cirúrgico, Material, Anestesia Geral) minimizando os custos médico-hospitalares e aplicável em qualquer ambiente ambulatorial.

Discussão e Conclusões

1. O Trocater maior com uma única cânula não se mostrou eficiente pois pelo diâmetro o cateter ficava folgado e portanto saia facilmente.
2. O pneumoperitônio se faz necessário em pequena quantidade o suficiente para visualização das estruturas intra-abdominais.
3. Avaliar a possibilidade de acrescentar ao dispositivo uma ponta retrátil permanente para maior segurança.
4. Frente aos resultados do projeto experimental desenvolver o projeto clinico a ser realizado em conjunto com a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein e a Fundação Osvaldo Ramos – Hospital do Rim da Universidade Federal de São Paulo. Após aprovação do projeto pelos Comitês de Ética das duas Instituições.

Palavras Chave

CAPD, INSUFICIENCIA RENAL CRONICA, CIRURGIA

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

BHIO SUPPLY INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA - Rio Grande do Sul - Brasil, FUNDAÇÃO OSVALDO RAMOS - HOSPITAL DO RIM - São Paulo - Brasil, SOCIEDADE BENEFICIENTE ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil

Autores

LAERCIO GOMES LOURENCO, ALESSANDRO DE RINALDIS, FERNANDO AUGUSTO MATAVELLI, RENATO AURELIO SAMEA, JULIO DIAS FRIAS, PAULO ROBERTO WALTER FERREIRA, EDISON MARTINS DA SILVA JR