Dados do Trabalho


Título

MARCADORES INFLAMATORIOS E RISCO CARDIOVASCULAR EM OBESOS COM DOENÇA RENAL CRONICA

Introdução

A doença renal crônica (DRC) decorre do diabetes mellitus (DM), hipertensão arterial (HAS) e Obesidade (OB). Associa-se a processo inflamatório sistêmico, com aterogenese e maior risco cardiovascular (RCV). A detecção e controle de marcadores pró-inflamatórios (MI), como ácido úrico (AU), fibrinogênio, proteína C reativa (PCR) e albumina pode influenciar a evolução clínica e as complicações cardiovasculares.

Material e Método

Coorte histórica, com dados clínicos, epidemiológicos e laboratoriais da primeira e última consulta ambulatorial de pacientes com DRC não dialítica (estágio 3 a 5), entre 2002 e 2015. Avaliados pacientes com e sem obesidade, RCV pelo Escore de Framingham e MI (PCR, AU, fibrinogênio e albumina). Significativo se p<0,05.

Resultados

Incluiu-se 600 pacientes, 65±10 anos, (feminino= 385, 64,2%), brancos (n=379, 63,2%), com HAS (n=417, 69,5%), dislipidemia (n=525, 87,5%), DM (n=178, 29,7%), obesidade (n= 205, 34,1%), circunferência abdominal (CA) aumentada (n= 385, 64,2%). Na avaliação inicial, obesos com maiores (p<0,001) valores de colesterol total, LDL, triglicérides e glicemia, com redução (p<0,0001) após medidas terapêuticas. Menor (p<0,001) função renal, LDL e albuminemia, além de maiores (p<0,001) valores de PCR, AU e fibrinogênio em obesos. Maiores (p<0,001) valores de pressão arterial, índice de massa corporal e de CA ao início naqueles com OB/MI, com melhora (p<0,0001) destes parâmetros na última avaliação. Pacientes com OB/MI apresentaram pior (p<0,001) perfil laboratorial e clínico. Maior (p<0,001) escore de Framingham com OB, com incremento entre aqueles com MI, tanto ao início como ao final do acompanhamento, com RCV moderado. Acompanhamento ambulatorial de 7,0±1,9 anos. Obesos com MI com maior número (p<0,001) de eventos cardiovasculares pela Odds Ratio. Correlação positiva (p<0,0001) entre RCV e OB e MI.

Discussão e Conclusões

Discussão: A associação de OB e MI com DRC é frequente, decorrente dos fatores de risco verificados nestas doenças, com maior risco e mortalidade cardiovascular. Detectar e controlar os fatores de risco, OB e MI é importante na redução do RCV na DRC.
Conclusões: Pacientes com DRC apresentam MI e OB, com fatores de risco que implicam em maior RCV e de eventos cardiovasculares. As medidas terapêuticas promoveram controle clínico e laboratorial, entretanto, os casos com OB e MI mantiveram-se com pior perfil clínico e laboratorial, além de maior RCV.

Palavras Chave

Marcadores inflamatórios, Obesidade, Doença Renal Crônica.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Unitau - São Paulo - Brasil

Autores

Daiane Franciele Rech, Rebecca Felske da Silva, Gilson Fernandes Ruivo