Dados do Trabalho


Título

RELAÇAO DA ALBUMINA PLASMATICA COM O ESTADO DE HIDRATAÇAO, AGUA EXTRACELULAR, MASSA CELULAR E ANGULO DE FASE EM PACIENTES COM ESTADO NUTRICIONAL BAIXO PESO SUBMETIDOS A HEMODIALISE.

Introdução

Durante o processo hemodialítico ocorrem perdas significativas de aminoácidos, fato que pode contribuir para um balanço nitrogenado negativo afetando os níveis da albumina plasmática. A utilização da bioimpedância por espectroscopia (BIE) é uma ferramenta com capacidade de avaliar o estado de hidratação, estimar os compartimentos de tecido muscular e adiposo ,massa celular e o ângulo de fase. Estudos apontam que valores do ângulo de fase menor que cinco graus em pacientes com doença renal crônica pode ser um indicador de expansão de água para o espaço extracelular, afetando os níveis plasmáticos da albumina.

Material e Método

Estudo transversal observacional com dezenove pacientes em estado nutricional de baixo-peso, submetidos pré-hemodiálise a avaliação através da BIE. Os valores do estado de hidratação, água extracelular, massa celular e ângulo de fase foram correlacionados com os níveis de albumina plasmática destes indivíduos que foram divididos em dois grupos: pacientes baixo peso com níveis normais de albumina (≥ 3.8g/dL) e pacientes baixo peso com níveis reduzidos de albumina (≤ 3.8g/dL).

Resultados

Amostra foi constituída por 8 homens (42,1%) e 11 mulheres (57,9%), com idade média de 63 anos, variando de 30 a 83 anos, com tempo médio de diálise de 61 meses. Analisando os resultados da BIE foram observadas: média de sobrecarga hídrica de 2,48 ±1,79 litros, média de água extracelular de 27,84±4,38 litros, média de massa celular de 15,63±3,48 quilos e média de ângulo de fase de 3,64±0,81 graus. Os níveis de albumina sérica dos participantes tiveram uma média de 3,73±0,26 g/dl, sendo 7 (36,9%) pacientes apresentando níveis reduzidos da albumina e 12 (63,1%) com indivíduos com níveis adequados da albumina. Relacionando os níveis séricos de albumina observou-se relação negativa com o estado de hidratação (r= -0,19 e p= 0,168) e com a água extracelular (r= -0,10 e p= 0,222) e relação positiva com a massa celular (r= 0,14 e p= 0,977) e com o ângulo de fase (r= 0,44 e p= 0,008), sendo esta última variável a única que mostrou relevância estatística significativa.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que pacientes baixo peso submetidos à hemodiálise possuem valores reduzidos do ângulo de fase, o que aponta que o estado nutricional está relacionado ao valor do ângulo de fase independente dos níveis da albumina sérica.E a albumina serica esta inversamente relacionada com o estado de hidratação e água extracelular e relacionada proporcionalmente com parâmetros nutricionais como a massa celular e o ângulo de fase.

Palavras Chave

Albumina; Ângulo de Fase; Bioimpedância Elétrica; Estado Nutricional; Hemodiálise.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

INSTITUTO DE NEFROLOGIA E DIALISE DE ITAPETININGA - São Paulo - Brasil

Autores

CHRISTIANE AKEMI KOJIMA, ANA CAROLINA S. DOS SANTOS, ERICA PIRES DA ROCHA, MARCO AURELIO C.DA SILVA, GISELLE CORDEIRO SAUCEDO DOMINGUEZ, SIMONE BATTAIOLLA DOS SANTOS, RICARDO HOTSUMI, GILBERTO DOS SANTOS, SIMONE TALARICO, VIVIANE COTERELI CARVALHO, LAIS MARTINS, LUCIOLA CAUCHIOLI MEIRA, EDERSON ALVES ALMEIDA, LUCIANA CORREA DAMAS