Dados do Trabalho


Título

Dispositivo HeRO (Hemodialisis Reliable Outflow): Uma Alternativa na Falência de Acesso no Paciente Dialítico

Introdução

Segundo o último Inquérito Brasileiro de Diálise Crônica, o número absoluto de pacientes e as taxas de incidência e prevalência em diálise continuam a aumentar de forma constante. Dos pacientes prevalentes, 92% estavam em hemodiálise, 20,5% destes utilizando cateter venoso central. Complicações como infecção associada a cateter, estenose venosa central e falência de acesso aumentam a morbimortalidade. Segue uma série de 3 casos no qual foi utilizado o dispositivo HeRO como uma alternativa para o tratamento de evoluções clínicas desfavoráveis em termos de acesso vascular.

Material e Método

Relato dos três únicos casos realizados no Hospital São Luiz do Morumbi. Dados coletados a partir de prontuário eletrônico da Rede. O objetivo era o de avaliar indicação de HeRO, dados epidemiológico, complicações associados ao procedimento.

Resultados

Dentre os três casos, dois eram do sexo feminino e um masculino. idade média de 74 anos, dialíticos há mais de 2 anos por HAS e DM. Todos haviam sido submetidos ao mínimo de duas confecções de fístula arterio-venosa, a mais de 4 cateteres de longa permanência tipo Split, evoluindo com falência de acesso vascular para hemodiálise. Todos com diagnostico de estenose venosa central, restando apenas uma única via de acesso a veia cava superior. As vias de acesso para o dispositivo endovascular foram 2 em veia jugular interna direita e 1 em subclávia esquerda. Foi necessário angioplastia venosa para colocação do dispositivo em todos. A hemodiálise precoce foi necessária em 2 dos três paciente, sem intercorrências. Um dos pacientes evoluiu com trombose do segmento de prótese de PTFE, sendo realizado troca deste compartimento sem intercorrências.

Discussão e Conclusões

O dispositivo HeRO Graft, representa uma alternativa em pacientes renais crônicos dialíticos que evoluíram falência de acesso venoso para confecção de novas fistulas arteriovenosas, implante de cateteres ou estenose venosa central.
Estudo não mostraram diferença estatística em termos de perviedade e infecção em relação a outros dispositivos de punção subcutânea para hemodiálise. Em relação aos cateteres de longa permanência observa-se maior tem de patência e taxas menores de infecção. Existem estudos que avaliam custo-benefício nos EUA e pelo NHS no Reino Unido, evidenciando melhor custo-benefício com dispositivo HeRO em relação ao uso de cateter de longa permanência no decorrer de um ano, mas ainda não existem estudos no Brasil.

Palavras Chave

Hero; Estenose venosa central; Fistula arteriovenosa;

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

HOSPITAL SÃO LUIZ DO MORUMBI - São Paulo - Brasil

Autores

HEIDI SHIHO NAGATANI FEITOZA, PAULO CELSO GUIMARAES MOTTA, Josiane Monteiro Leite, Bruno Mendes Silva