Dados do Trabalho


Título

PREVENÇAO E RASTREAMENTO PARA DOENÇA RENAL CRONICA EM VOLTA REDONDA

Introdução

A doença renal crônica é considerada, há alguns anos, como um problema de saúde publica em franco crescimento. Isso acontece por suas principais causas: hipertensão arterial, diabetes mellitus e envelhecimento. Pensando nisso, o evento do Dia Mundial do Rim (DMR), que acontece todo ano, tem como objetivo divulgar informações relacionadas à prevenção de doenças renais. Este trabalho tem como objetivo identificar a prevalência dos fatores de risco e indícios de doenças renais em um grupo de pessoas que aceitaram participar do estudo.

Material e Método

A pesquisa foi realizada durante o DMR dos anos de 2018 e 2019, através do preenchimento de um questionário, com perguntas a respeito do conhecimento sobre a nefrologia, a existência de morbidades pessoais e familiares, como diabetes, hipertensão e doença renal anterior. Além disso, foi realizada a aferição de pressão arterial, índice de glicemia, medidas antropométricas e exame de urina. Os dados foram analisados e quantificados através de métodos estatísticos adequados para posterior interpretação. Todos participantes assinaram um TCLE.

Resultados

Aceitaram participar de todas as estapas do processo 119 pessoas, com idade média de 43 anos, variavando entre 16 e 75 anos. 12 participantes afirmaram ter diabetes e, 28 hipertensão. Durante as aferições no local, por volta de 40% dos participantes apresentaram pressão arterial acima de 140 x 90 mmhg. 71% apresentaram níveis até 140 mg/dl de glicemia. Quanto aos dados antropométricos, mais de 55% dos participantes estavam levemente acima do peso ou tinham algum grau de obesidade e cerca de 54% apresentam circunferência abdominal acima do limite máximo para o sexo correspondente. Através do exame de urina, foi verificado a presença de leucócitos em mais de 5% dos participantes e proteínas em cerca de 7%. A presença de sangue foi identificada 16% deles. Quanto ao conhecimento sobre a nefrologia, cerca 41% desconheciam a especialidade, e 23% acreditavam não estar relacionado ao medico responsável pelos rins. Os pacientes com alteração no exame de urina foram orientados a procurar o ambulatório de nefrologia da instituição.

Discussão e Conclusões

Em 15% dos participantes havia alguma alteração no exame de urina, um indicador para possíveis doenças renais. Outros fatores de risco estavam controlados na maioria dos participantes, com exceção ao sobrepeso. A maioria dos participantes desconhecia a especialidade nefrologia. Percebe-se que a maioria da população desconhece os riscos das doenças renais.

Palavras Chave

prevenção; rastreamento; doença renal cronica; nefrologia.

Área

Ligas Acadêmicas

Instituições

UNIFOA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Alessandra Vargas Vargas, Marina Gasparino Rani, João Vitor de Miranda Ferreira, Juliana de Andrade Silva, Beatriz Amaro Mourão, Gabriel Mendes Santos , Bruna Fachetti Jubé Ribeiro, Taina Barros Ventura